Se você é brasileiro e pensa em morar fora, este artigo pode ser muito bom para você.

Em todo lugar existe uma demanda crescente por profissionais no campo da T.I., isso não é surpresa para ninguém, mas trabalhar no Canadá pode ser uma excelente opção para trabalhar fora do Brasil, em pesquisa existe a expectativa de mais de 1 milhão de vagas na área de tecnologia, uma destas vagas pode ser sua!

Jessica Carvalho, gerente da SEDA intercâmbios, explica que você pode conseguir estas vagas de maneira proativa, por meio de redes sociais de trabalho e sites de emprego como Indeed, LinkedIn e Glassdoor, mas para evitar problemas e viajar com mais segurança, você pode escolher uma agencia de intercâmbios que pode facilitar o processo.

“Algumas faculdades possuem parcerias diretas com organizações nacionais durante o período de estudos, uma importante porta de entrada para as empresas canadenses”, explica ela.

Para ter mais oportunidades nesta empreitada, fique atento as dicas que a especialista trata:

  • Você precisa falar inglês! Não tem jeito, a primeira coisa que você precisa ter confiança é com o Inglês, aproveite o curso de inglês gratuito da Aplitech Foundation no site, na área de T.I. por convenção é utilizado somente o inglês, você precisa dominar este idioma.
  • Experiência na área é algo universal, quanto mais experiência na área, melhores são as chances, mas não desanime, existem vagas para profissionais junior para que você consiga fazer uma carreira no país.
  • Tenha um portfólio, no Brasil ou no Canadá, ter uma lista de projetos em que você contribuiu de maneira significativa pode te deixar na frente do processo seletivo de qualquer empresa, pois as empresas procuram a aplicação do que se apresenta no currículo.
  • Pesquise as áreas, você precisa saber como está o mercado em que você procura emprego, existem muitas vagas? estão contratando bastante?, fazer uma boa pesquisa sobre qual é a real situação do mercado de trabalho, pode ser muito importante.

Segundo as informações da Randstad, empresa referencia em consultoria e RH, os cinco profissionais que mais o Canadá necessita são:

  • Desenvolvedor e Engenheiro Web: Aqui a conversa é proficiência em programar, você precisa garantir o funcionamento de serviços no digital, especialmente no momento que vivemos onde dependemos muito do digital e precisamos manter o distanciamento social. Profissionais com conhecimentos profundos em Front e Backend são valorizados, pois podem criar e efetuar a manutenção de varias aplicações.
  • Gerentes de Projetos em TI: Estes profissionais, os famosos PO (Product Owners) são extremamente necessários, é uma profissão que exige capacidade de liderança e são muito buscados no Canadá. Em qualquer tipo de negócio, estes cargos, certificações podem te deixar ainda melhor colocado.
  • Analista de Negócios: Você talvez não seja bom na arte da programação, não se frustre com isso, com a especialização em TI, você pode trabalhar como Analista de Negócios, onde o objetivo principal é tomar boas decisões analisando dados, com estas boas decisões, a empresa pode otimizar sistemas e processos
  • Analista de Banco de Dados: A procura para pessoas que façam o melhor tratamento dos dados não para de crescer, estes profissionais são também altamente procurados no Canadá, pois toda empresa precisa coletar e utilizar os dados da melhor forma possível.
  • Analista de Garantia de Qualidade: Um sistema mal programado e gerenciado pode atrapalhar toda a empresa e pode consumir milhares de horas para ser consertado, em busca de evitar este tipo de cenário, as empresas procuram mais analistas para cuidar da saúde área tecnológica da empresa.

Matéria inspirada na Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *