Com o avanço da tecnologia e da sua influência nos modos de aprendizado e ensino, tornou-se necessário ao profissional da educação e ao estudante adaptar-se às diversas novas possibilidades de transmissão de conhecimento.

De acordo com uma pesquisa da Pearson PLC, maior empresa de educação do mundo, 75% dos alunos brasileiros concordam que o estudante terá cada vez mais autonomia e controle do próprio processo e conteúdo de aprendizagem. A mesma pesquisa também identificou que 46% dos entrevistados aprenderam novas qualificações profissionais por conta própria, por meio de cursos online e ferramentas gratuitas na internet.

De acordo com outra pesquisa, Tendências em Inteligência Artificial na Educação, desenvolvido pela professora Rosa Maria Vicari da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e encomendada pelo SESI / SENAI, a inteligência artificial estará mais presente no ensino fundamental e médio devido à diminuição de custos.

Segundo a pesquisadora, até 50% das escolas públicas e privadas terão ao menos 4 tipos diferentes de tecnologias difundias até 2030. A Inteligência artificial está cada vez mais presente, e uma das tendências citadas é o Sistema Tutorial Inteligente (STI) a ferramenta de ensino personalizado oferece um feedback ao aluno e ao professor após analisar seu aprendizado e sua emoção em relação ao estudo, auxiliando o educador a identificar a estratégia pedagógica mais eficiente.

Junto com esses avanços surge também a preocupação quanto ao papel do professor na educação do futuro, pois apesar de a forma de aprender estar mudando, o modelo das escolas permanece o mesmo há mais de 100 anos. Para Alexandre Mattioli, gerente editorial de educação básica e ensino superior da Pearson, apesar dessas mudanças o papel do professor ainda é importante e seu espaço está garantido no futuro, as habilidades emocionais e comportamentais humanas ainda garantem ao professor um papel insubstituível por um robô.

Fontes:
https://revistaeducacao.com.br/2019/03/05/inteligencia-artificial-educacao/
https://exame.abril.com.br/carreira/principal-tendencia-de-aprendizagem-e-metodo-self-
service/

https://eventos.startse.com.br/edtech
https://br.pearson.com/

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Colunista da Aplitech Foundation
Bruna Marcondes
Formada em Ciências Sociais pela UFSCar, abrindo seu próprio espaço no jornalismo. Encantada pelo movimento constante da vida e pelo poder da informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *