As funcionalidades tecnológicas que estão presentes no cotidiano em que o ser humano está inserido sofrem variações dia após dia. A complexidade envolvendo tais artefatos se transfiguram, em certos momentos, em medo e receio em se adentrar ou se atrever a aprender a usar uma nova tecnologia, mas há aquelas pessoas que se aventuram e buscam o conhecimento necessário para utilizá-la e além disso, destacar-se na sociedade com as melhores profissões e os melhores salários, pois quanto mais difícil de se encontrar um profissional qualificado em determinada matéria que envolva alto grau de entendimento e comprometimento,  maiores são as chances de um retorno financeiro melhor.

Hoje, estamos rodeados de vários tipos de tecnologias que envolvem um certo grau de dificuldade, mas que também, devido a esse grau de dificuldade operacional, tanto na sua produção quanto no seu desenvolvimento, tornaram-se uma válvula promissora para aqueles que querem se destacar. Um bom exemplo de tecnologia que está presente no cotidiano de vários indivíduos é o computador. Cada computador é configurado com um sistema operacional (O. S.) e dentre esses sistemas operacionais destacam-se:

  • Windows 10
  • Windows 8
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Linux
  • Mac

De acordo com o w3schools, um dos maiores sites especializados no aprendizado de tecnologias web, dentre os sistemas operacionais mais utilizados atualmente temos o  Linux. O mesmo, apesar de não ocupar o primeiro lugar no ranking (lugar ocupado pelo Windows 10) ainda assim, apresenta uma participação estável ao longo do tempo, terminando maio com uma porcentagem de 4,9% de participação.

Quando analisado o aspecto financeiro, ou seja, a remuneração para profissionais que são especialistas em Linux, o que chama atenção é o valor que esses especialistas ganham. De acordo com o site Dice, um portal líder em carreiras relacionadas a área tecnológica,profissionais nessa área ganham mais do que a média do que aqueles em áreas relacionadas e ainda, segundo o mesmo portal, o Linux vem se destacando como a categoria de habilidades de código aberto mais requisitada, tornando necessário o conhecimento para a maioria das carreiras de código aberto de nível básico. As informações completas podem ser obtidas aqui.

Ainda, há vários outros motivos pelos quais aprender Linux pode ser vantajoso, tais como o fato de não ser tão complicado quanto os outros softwares e a sua alta amplitude, ou seja, sua extensão como software de código aberto.

Colunista da Aplitech Foundation

Mateus Saraiva – Engenheiro civil, especializado em logística empresarial e cursando pós graduação lato sensu em Business Intelligence pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.”Você não precisa ser melhor, o mais rápido, nem o mais esperto, você só precisa dar o melhor de si.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *