pandemia acelerou uma necessidade já prevista pelos especialistas em educação e exigida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “O desenvolvimento de competências digitais tanto para professores, quanto pra alunos.” Competência geral 5, LDB 9.394/1996.

Conectividade e Letramento Digital:

Possivelmente você que está lendo, quer saber naturalmente o conceito dessas competências de modo mais abrangente. Certamente, se você for uma pessoa curiosa, vai procurar mais informações, usará a Internet e terá possivelmente o wi-fi como meio de conexão e uma ferramenta tal como um dispositivo smartphone, computador ou tablet. Provavelmente estará navegando em sites procurando informações, artigos e dados e até estatística.

Sobre tudo, se você faz isso, acessa artigos, dados, informações nas paginas digitais e não conteúdo escrito impresso (dicionário, livro, caderno, panfleto…), transmite e consome mensagens, então você está entre os conectados e Letrados digitalmente ou se alfabetizando no Letramento Digital.

A educação assim como o mundo, está vivenciando uma nova era de tecnologias digitais, as TDIC’s (Tecnologia digitais da informação e comunicação) vieram como auxilio, inovação e um novo elo de conectividade no contexto escolar, no âmbito familiar, no trabalho, na comunicação.

CONECTIVIDADE PARA OS MAIS VULNERÁVEIS

Segundo o estudo “Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia”, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com dados da Pnad Contínua de 2018, diz que há 6 milhões de estudantes da educação básica sem acesso domiciliar à internet. Nas escolas públicas, as crianças e os jovens negros e indígenas são mais de 70% dos estudantes sem acesso domiciliar à internet em banda larga ou 3G/4G. (Ipea, ago. 2020).

Nessa nova era de conectividade digital, todos estamos de alguma forma aprendendo, não importa seu grau de instrução, classe social, docência. Esse momento atípico, todos somos professores e alunos, cada um se doando com sua expertise e recursos ou habilidades disponíveis.

A Aplitech Foundation tem como missão  promover cursos de capacitação gratuita , apoia toda ação de Educação, e acredita que todos podem contribuir com seu melhor não só no âmbito da educação mais em todas as esferas da sociedade.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e parcerias como a Aplitech Foundation, junto de mais de 200 parceiros mobilizados online, promovem o #DiadaEducação, em 28 de abril, 2021. Reforçando o movimento com a hashtag #NEM1PRATRAS, alternados a uma serie de atividades e temas pertinentes sobre conectividade, recuperação e equidade na educação  para todos.

Para você também apoiar a Educação Brasileira, utilize as hashtags

#Nem1pratras #Diadaeducação #Aplitechfoundation.

“Não se aprende consumindo o saber, mas produzindo o saber”

Paulo Freire.

Colunista da Aplitech Foundation

Debora Vieira – Jornalista, licenciando em pedagogia, Técnica em Gestão em Saúde, Consultora de Direitos Sociais e Humanas, gosto muito de fazer trabalhos sociais e acredito que a solidariedade, o amor e a empatia são elementos fundamentais que tornam o “Ser Humano” grande para todas as coisas.