Segundo projeção divulgada em Setembro de 2018 pelo IBGE, a população brasileira está envelhecendo mais a cada ano. Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso.

Diante dessa perspectiva, o mercado está preparado para capacitar esse público que, precisará voltar para o mercado de trabalho ou empreender?

Atualmente são poucas as ofertas de cursos voltados para pessoas acima de 60 anos. Esse público não tem a velocidade dos jovens, mas possuem experiência e quando capacitados conseguem trabalhar utilizando a tecnologia de forma satisfatória.

O Ensino a Distância pode ser uma ótima alternativa para esse público, que muitas vezes tem mais tempo de se dedicar e estão em busca de se atualizar, buscando novos conhecimentos. Sendo o INEP, houve crescimento na procura por graduação a distância para o público acima dos 60 anos. O que comprova que as pessoas próximas da terceira idade já estão buscando novas capacitações.

E quais são as vantagens de pessoas acima de 60 anos buscarem no EAD uma nova forma de aprendizagem?

  • Voltar para o mercado de trabalho ou empreender 

Com todas as mudanças que o mercado passa a todo tempo, é preciso sempre nos atualizarmos e, o EAD pode ser uma forma desse público se atualizar, buscar novas capacitações, para estar apto ao mercado de trabalho novamente.

  • Acesso as novas tecnologias e se incluir socialmente 

A utilização de computador e internet é mais um incentivo para que essa geração se sinta mais motivada em aprender e buscar mais e mais conhecimentos. Ainda mais quando descobrem que a tecnologia pode ser uma excelente aliada no dia a dia.

  • Cursos com baixo custo

O ensino a distância tende a ser mais barato, principalmente por não necessitar de
toda a infraestrutura que um curso presencial requer.
Nem sempre pessoas acima de 60 anos estão economicamente ativas, não podendo
dispender de custo alto para estudos e nesse ponto o EAD pode ser uma excelente
opção.

O mercado precisa estar atento a esse público, que está cada vez mais crescente e é um potencial consumidor tanto no ramo de educação como em todos os outros.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Colunista da Aplitech Foundation
Aline Barbaroto
Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *