A tecnologia tem um grande impacto positivo na educação, tanto nas escolas, como na nossa vida pessoal. Ela promove a ampliação da divulgação de conteúdo gratuito e mais eficiência no aprendizado, deixando estudantes mais interessados e produtivos.

Por que isso acontece? O aluno, por meio da internet, pode procurar qualquer coisa, de textos a vídeos ou até mesmo os famosos “podcasts1”, por conseguinte ele usa o que o deixa mais confortável, gerando interesse pelo aprendizado e evitando a perca de foco. Logo, o conteúdo da internet passa a ser mais atraente.

Eu, por exemplo, recentemente comecei a usar a internet para complementar meus estudos dos livros didáticos em casa. Pela primeira vez me mergulhei em uma vídeo-aula, o que foi bem interessante, pois assim pude me aprofundar em assuntos que me interessam mais e que não são totalmente abordados nos livros. Entretanto, usar a tecnologia durante os estudos não é algo feito somente fora da escola, afinal ela está sendo implantada em salas de aula de diversas maneiras.

Foi comprovado que 52% das instituições de educação básica utilizam o celular em atividades escolares, mas não é apenas por meio dos aparelhos móveis que a tecnologia está presente, vários outros aparelhos eletrônicos vêm sendo utilizados para a educação, são eles:

Os projetores: o uso dos projetores nas escolas é ótimo para complementar os estudos. Por meio de vídeos e imagens, os professores podem levar mais conhecimento e curiosidades que ajudam o aluno a entender o assunto estudado, de uma maneira mais fácil e divertida;

A televisão: frequentemente, filmes são exibidos pela televisão, não somente filmes de ficção, mas também documentários ou filmes baseados em fatos reais e científicos. Um bom exemplo seria o filme “O Diário de Anne Frank”, por meio dele, é possível perceber detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial e como as pessoas viviam na época;

O computador: por mais que o uso do celular seja mais frequente, os computadores continuam sendo usados. Afinal é possível baixar vários programas (“Softwares”) educacionais, como por exemplo o “GeoGebra”, um software gratuito criado para a criação de gráficos matemáticos, principalmente de funções;

O rádio: mesmo sendo uma tecnologia antiga, é bastante utilizada. Além de transmitir músicas, também transmite informação por meio de broadcasts2 e é útil para reproduzir CDs, o que é importante, afinal alguns livros de línguas estrangeiras vêm acompanhados de CDs para ajudar o estudante a aprimorar habilidades de escuta.

Com o avanço tecnológico e o início do uso de certos aparelhos eletrônicos, novas áreas surgiram, como a área da programação, a qual estimula a o raciocínio lógico e a criatividade do programador, ou seja, por meio dela é possível melhorar suas habilidades em outra área relacionada, deixando-as mais fáceis de serem desenvolvidas.

Além disso, a programação está em todos os lugares: no aplicativo que você usa, nos semáforos (por meio da robótica), nas lojas (calculadoras) e até mesmo no espaço (satélites). Isso mostra o quanto a tecnologia é importante para o funcionamento do mundo que vivemos hoje, principalmente para a educação, afinal a partir do momento que uma pessoa aprende algo novo, ela está se desenvolvendo intelectualmente, ou seja, se educando.

Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que a tecnologia é extremamente importante para a educação e deixa um grande impacto positivo no nosso desenvolvimento, trazendo oportunidades de adquirir maior conhecimento e fazer a diferença.

1podcast: como programas de rádio, transmite informação sobre assuntos diversos, porém diferentemente dos programas de rádio o podcast é transmitido na internet e está disponível em qualquer horário.

2broadcast: compartilhamento de mídia em grande escala, geralmente pelo rádio.

Fonte do dado estatístico:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/52-das-instituicoes-de- educacao-basica-usam-celular-em-atividades-escolares-aponta-estudo-da-cetic.ghtml

Colunista da Aplitech Foundation
Geovana Camily
Jovem estudante com o objetivo de aprender cada vez mais, apaixonada por como a ciência explica tão bem os acontecimentos do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *