Aprender é um processo que demanda tempo, paciência e vontade. Desde pequenos aprendemos a aprender em casa, na escola, no trabalho, cada ambiente nos exige uma nova forma de aprendizado. E quando estamos abertos e dispostos, o processo de aprendizagem acontece de maneira muito natural.
A paciência é uma virtude que, no processo de aprendizagem é essencial, pois quando aprendemos a desenvolver a paciência, também aprendemos a respeitar nosso próprio tempo.
Tirei alguns dias de férias e a natureza me ensinou muito sobre aprender a ter paciência. Logo quando cheguei na pousada, vi um informe na parede da recepção sobre o horário da maré para os próximos dias. Para entrar no mar, não seria a hora que eu quisesse, teria que esperar o tempo da natureza, da maré baixar e aí sim poder desfrutar.
O tempo a permanecer no mar, também não seria definido por mim. Assim que a maré começasse a subir, eu deveria sair e esperar o novo dia.
A natureza nos ensina muito, precisamos estar atentos a cada lição que ela nos dá. O aprender a ter paciência nos ajuda em qualquer processo de aprendizagem, de nos respeitar, respeitar nosso próprio tempo e o tempo do outro.
Esses ensinamentos nos ajudam a crescer pessoal e profissionalmente, pois são os soft skills que as empresas estão buscando atualmente nos profissionais.
Colunista da Aplitech Foundation
Aline Barbaroto
Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.