Os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus afetaram quase que todas as esferas profissionais. Algumas áreas tiveramque se reconfigurardiante do novo cenário de forma significativa.Isso foi visto com grande incidência na área da educação, dos mais diversos níveis de ensino (desde a educação infantil até graduação e pós-graduação).

Professores, de forma geral, tiveram que se habituar ao uso de dispositivos tecnológicos e inovar os seus métodos de ensino para que pudessem tornar mais prático o acesso à informação. Tudo aconteceu de forma tão rápida, que não houve tempo de preparação, além da demanda de trabalho ter se tornado ainda maior.

Muitas empresas aproveitaram para se adequar ao momento com o surgimento de uma série de inovações para ajudar esse nicho educacional-tecnológico. Viabilizando um ensino remoto com mais qualidade, a oferta de cursos gratuitos, palestras gratuitas ou as chamadas livesem plataformas de videoconferência passaram a ser frequentes. Ferramentas que estão possibilitando atravessar esse momento de forma menos negativa no anseio pelo conhecimento

No entanto, mesmo que em tempos de globalização, não se pode garantirque o acesso chegue a todos, e visto isso, a realidade de muitos alunos reflete na falta de acesso aos meios virtuais que estão sendo utilizados.

É necessário que haja garantia de acesso universalizado à equipamentos e internet por esses alunos. E essa é uma preocupação que deve estar colocada em primeiro plano. Sendo preciso viabilizar iniciativas de inclusão,auxílios devem ser propostos e necessários, principalmente em esferas públicas do ensino.

Outro desafio, é a demanda de atividades que são realizadas à distância. A aprendizagem dos alunos somado ao momento vivenciado, requer uma inteligência emocional apurada. A insegurança, ansiedade e medo que veio juntamente com esse cenário, tem sido encarado como normal e presente na vida da maioria das pessoas. Manter o foco nos planos futuros diante de um momento crítico pode ser cada vez mais desafiador.

A educação aliada à tecnologia em tempos de pandemia,mostrou ser um assunto desafiador, contudo, oportuno, para que debates como esses sejam cotidianos e a tecnologia se torne presente cada vez mais no dia-a-dia,com expectativas de conquista da universalização tecnológica que já vinha sendo almejada.

Colunista da Aplitech Foundation

Lidianne Farias – Mestra em Engenharia Civil e Ambiental, Especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Obras, Engenheira Civil.”A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.

4 Replies to “DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIANTE DA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *