Estou lendo o livro do Nelson Mandela “Longo caminho para a Liberdade” e ele nos faz refletir sobre como a educação é uma das formas, senão a única forma de ultrapassar toda e qualquer barreira que as ocasiões da vida possam colocar.

Mandela nos leva à época em que ele e muitos outros jovens e crianças daquele país não tinham acesso a nenhum tipo de educação e como aquela triste realidade ainda hoje é encontrada em muito países no mundo, como aqui no Brasil.

A educação nos propicia voar, viajar, expandir limites, sonhar mais alto e ser livre tanto na forma de pensar como de agir. Esse é um direito de todos os cidadãos brasileiros, garantidos na Constituição Federal de 1988, que trata o assunto artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

E será através dela que está se iniciando a mudança para que se faça valer o direito de todos.

O Ensino a Distância é mais uma forma de ajudar na democartização da educação, oferencendo cursos mais baratos e sem a necessidade de locomoção o que permite que, mesmo em cidades distantes, o ensino pode chegar através da internet.

A cada ano com a evolução tecnológica, estão surgindo através de startups, muitas alterativas e soluções para que possamos caminhar para um cenário onde a educação esteja acessível para todos. E que todos que tenham acesso, aproventem, estudem, que possamos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Colunista da Aplitech Foundation
Aline Barbaroto
Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *