Os processos de mudança e desenvolvimento sempre foram presentes na sociedade, atualmente presenciamos o que é chamado de quarta revolução industrial, onde através da inteligência artificial existe a comunicação entre máquinas e substituição da mão de obra humana, transformando assim o sistema social, político e econômico. Com isto, há a necessidade do estudo sobre a influência de tecnologia no país,uma vez que, pode ampliar a desigualdade , além da queda no nível das relações humanas.

Através da leitura do “Índice Global de Inovação” (IGI) publicado anualmente desde 2007 pela Universidade Cornell, pelo INSEAD e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), nota-se que os países os 20 países mais inovadores do mundo correspondem em sua maioria aos de maiores IDH e maiores economia do mundo, a transferência tecnológica destes países à países emergentes corresponde ao domínio da produção de mercado das empresas com o advento da diminuição de mão de obra, favorecendo ainda mais a otimização de empresários e prejudicando assim o mercado consumidor dos países emergentes.

Além disto, presencia-se os efeitos da modernidade no cotidiano, é possível realizar compras em supermercados sem a necessidade de funcionários, tendo-se assim como consequência a diminuição das relações humanas, que implica entre outros aspectos a vivência do ser humano em grupo, que segundo Aristóteles “A coletividade é única forma de sermos humanos”, fazendo com que este se restrita a sua maneira de pensamento e cultura, prejudicando assim a aceitação a maneiras que divergem a sua.

Sendo assim, nota-se a necessidade de análise para aplicação das novas tecnologias a sociedade atual, uma vez que proporciona mudanças que implicam a sociedade em seu formato contemporâneo, além das relações naturais humanas. Entretanto deve-se estar preparado para a alteração do estado atual, pois assim como Bernard Shaw, dramaturgo e romancista Irlandês, disse ” O progresso é impossível sem a mudança. Aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada.”

Imagem de Photo Mix por Pixabay

Colunista da Aplitech Foundation
Victor Patricio
Estudante de Engenharia de produção na UNICAMP, buscando por maior autonomia e compartilhamento do conhecimento de maneira igualitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *