O uso de Inteligência Artificial (IA) melhorando nossa experiência em plataformas online, como serviços de streaming, não é uma ferramenta do futuro e sim algo presente no nosso cotidiano, mas como a IA será implementada e mudará modo como aprendemos e ensinamos?

O termo Inteligência Artificial foi criado há mais de 60 anos, apesar da ideia que computadores poderiam aprender como humanos já existir desde as década de 30 e 40 com Alan Turing e os livros de Isaac Asimov, apenas em 1956, em um workshop de verão em Dartmouth University, que o cientista de computação John McCarthy cunhou o termo, utilizado desde então para se referir a habilidade de um programa de computador aprender por si próprio, ou seja, atualizar sua base de dados e se adaptar para novas tarefas sem a interferência direta de um programador.

Também não é novidade que pessoas aprendem em ritmos diferentes e possuem habilidades distintas e, num cenário ideal, cada pessoa teria seu próprio professor, um Aristóteles para cada futuro Alexandre. Sabemos que isso não é possível e isso poderá ser sando pela IA, a qual poderá criar as ferramentas que personalizarão o ensino, agindo como tutores inteligentes na jornada de aprendizado de cada aluno e auxiliará o professor ao colher dados quanto ao engajamento e resposta de cada aluno para determinados conteúdos, por exemplo.

Não se trata de substituir o professor ou a sala de aula, fundamentais em desenvolver habilidades socioemocinais e de caráter, as quais só podem ser construídos com as relações com outro. Deste modo, a IA atuará no campo de habilidades cognitivas do ensino, aproveitando a capacidade individual de cada aluno, não se limitando a modelos-padrões que não respeitam a velocidade e inclinações acadêmicas pessoais.

Esse cenário será nossa realidade no espaço de décadas, o maior de grupo de educação do mundo, o Pearson PLC, firmou uma parceria com a IBM para desenvolver IA voltados para educação, mais e mais escolas e Universidades usam alguma ferramenta online que utiliza IA em seu software, como plataformas que verificam trabalhos contra plágio. A Inteligência Artificial já muda nosso cotidiano e veremos cada vez mais sua aplicação na Educação, criando ambientes de aprendizados estimulantes e diminuindo a evasão escolar.

Fontes:
https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-artificial-pode-trazer-beneficios-na-
area-da-educacao/

https://www.forbes.com/sites/cognitiveworld/2019/07/12/ai-applications-in-
education/#4e010f8b62a3

https://www.geekie.com.br/blog/inteligencia-artificial-educacao/

Colunista da Aplitech Foundation
Thales Barufi
Formado em Relações Internacionais pela UNESP com pós-graduação em Direito Internacional pela UCLovain, pesquisador do papel da mídia no cenário internacional, sempre buscando um bom lugar pra ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *