A escolha de uma profissão em geral, para muitos pode ser algo complexo, para outros pode ser simples. Algumas pessoas, antes de escolher em qual profissão seguir, procuram ajuda de testes vocacionais, psicólogos, ver laboratórios de aulas específicas em universidades ou até mesmo estudarem aquilo que já atuam. Mas, como saber quais são as profissões que estarão em alta no mercado de trabalho futuro? De acordo com a pesquisa do portal Exame, as profissões promissoras para os próximos 10 anos, estão ligadas as áreas de: direito, marketing, administração, vendas, sustentabilidade, recursos humanos, T.I. (tecnologia da informação), infraestrutura, saúde e qualidade de vida. Abaixo, alguns destes cargos:

 ● Gestor de Ecorrelações: é necessário conhecimento técnico ambiental, direito ambiental e facilidade de comunicação. Profissionais com formação: Engenharia, Administração, Economia, Ecologia com especialização em Marketing ou Biologia.

● Especialistas de e-commerce/ gerente de compras online: responsáveis pela organização do formato do negócio, onde elaboram o site e definem o portifolio da empresa, além de cuidarem de todo o canal de vendas. Formação em: Administração, Logística e Engenharia.

● Facilitador de T.I.: verifica tendências digitais e criam plataformas self-service automatizadas para os usuários criarem seus próprios ambientes colaborativos com direito a assistentes virtuais. Necessário formação em: Ciências da Computação, Engenharia, Ciências Naturais e Administração de Empresas.

● Conselheiro de Compromisso de Saúde: trabalho remoto que oferece coaching individual, além de conselhos de bem – estar e saúde para usuários de pulseiras inteligentes (objeto tecnológico capaz de monitorar as atividades e sinais físicos do corpo humano). Profissionais com formação em: Nutrição e Educação Física, necessário experiência em modalidades esportivas, como CrossFit ou Yoga, além de saber lidar em ambientes de culturas diversos.

● Gerente de Equipe Humanos – Máquina: responsável por desenvolver sistema de interação, tanto para humanos, quanto para máquinas. Necessário ter formação em Psicologia, com especialização em Neurociência, Ciências da Computação, Engenharia e Recursos Humanos. Além de experiência em machine learning (aprendizado da máquina – T.I.) ou interação entre humanos e robôs. Conhecimentos em UX/ UI (ferramentas de Design) é um diferencial.

● Advogado Tributário: profissional com legislação e carga tributária, com papel estratégico em empresas. Formação em Direito, com especialização em Direito Tributário, Economia e Ciências Contábeis.

É de extrema importância verificar se o curso e a instituição de ensino tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), pois só assim, o diploma terá validade, após o término dos estudos. Para saber se a faculdade, é reconhecida, acesse: http://emec.mec.gov.br/

Colunista 
Geane Neves Pós- graduanda em Comunicação em Redes Sociais, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, Universidade Estácio de Sá (UNESA).Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.Paulista, apaixonada por informação e também colunista/ jornalista da Aplitech Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *