Há alguns anos a palavra “consistência” apareceu na minha profissional, a princípio não entendi exatamente o que queriam dizer com isso, então comecei a observar diversos fatores, os quais compartilharei com vocês ao longo desse texto.

Consistência, segundo o dicionário Michaelis possui mais de 10 significados, os quais trago alguns aqui: 1 Estado,  qualidade ou natureza daquilo que é consistente.2 Elevado índice de dureza, esperança, solidez, viscosidade, compacidade.3 LÓG propriedade de um pensamento, teoria ou proposição que não apresenta contradição, isto é, cujo teorema ou fórmula seja, simultaneamente, afirmação e negação.4 POR EXT, FIG Firmeza, força, solidez; coerência na exposição dos fatos ou dos pontos de vista.5 PSICOL, SOCIOL Persistência, estabilidade de posturas ou opiniões por parte de um indivíduo ou de uma comunidade.

De todas essas definições, comecei a observar a postura que alguns profissionais adotam. É comum escutar a seguinte frase: trabalhei loucamente durante três meses e qual o retorno que eu tive? Não fui promovido para a vaga. Passei a semana inteira realizando tal projeto e o meu colega foi reconhecido e eu não, por quê? Seja consistente.

A consistência cria um padrão de comportamento e atitudes que as pessoas já esperam de você. É difícil trabalhar com um profissional que você depende de outros fatores para que o trabalho flua, se tudo estiver bem na vida dele, ele estará presente, mas se tiver qualquer problema, isso influenciará em suas atividades.

Todos têm o direito oscilar entre os dias, o humor, ter problemas fora do trabalho que acabam tomando a sua energia, isso é comum, isso é humano. O ponto é que algumas pessoas deixam que mesmo os pequenos problemas afetem o seu dia, afetem a sua produtividade, afetem as suas atividades. Seja consistente.

Uma professora uma vez comentou que para uma empresa conhecer o funcionário leva em torno de dois anos. No primeiro ano, você utiliza para aprender sobre os processos, como as atividades funcionam em cada lugar, mesmo que você veja de uma área parecida, a cultura da empresa muda bastante. No segundo ano, é onde você tem a oportunidade de mostrar como realmente é o seu trabalho, as pessoas já te conhecem e você, também conhece o que precisa ser feito. Assim a consistência em suas ações, será claramente notada ou não.

É comum observar também o anseio das novas gerações para novos cargos, promoção, o que é saudável até certo ponto. Trabalhou o primeiro ano com toda a dedicação, surgiu uma vaga e você não foi o escolhido. Seja consistente, continue fazendo o seu trabalho da melhor maneira possível que uma hora, será a sua vez. Seja consistente.

Reitero aqui que a consistência, em minha opinião, está diretamente relacionada a sua inteligência emocional, e a capacidade que você possui de se auto motivar, mesmo quando o ambiente não te favorece. Gosto sempre de pensar que os CEOs das grandes empresas que conheço e admiro também já passaram em algum momento por isso, e eles foram e ainda são consistentes.

Seja consistente, analise as suas atitudes porque elas só dependem de você. Se para você não valer a pena gastar a sua energia em determinada empresa, tudo bem, parta para outra. Mas lembre-se que a consistência em suas ações, atitudes e comportamentos mais cedo ou mais tarde será cobrada. Seja consistente.

Colunista da Aplitech Foundation

Auhana Nardini – “Educação é a arma mais poderosa que podemos utilizar pra mudar o mundo”. Mestre em Hospitalidade, Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios, Bacharel em Hotelaria. busco auxiliar as pessoas a se desenvolverem através da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *