Em uma realidade hiperconectada na qual a profissão do futuro mais desejada por crianças e adolescentes é ser youtuber, não dá mais para lutar contra a força dos meios digitais. O jeito é aprender a navegar este barco da melhor forma possível. Utilizar a tecnologia incorporada a educação pode trazer muitos benefícios, além de aprimorar a qualidade do ensino e a integração entre professores e alunos. Abaixo, listamos 4 razões do porquê usar a tecnologia a favor da educação.

  • Praticidade, dinamismo e conteúdo multimídia na aprendizagem

Atrair a atenção dos alunos em sala de aula está cada vez mais difícil. Os professores competem com o celular e também com a falta de interesse. Por isso, expor o conteúdo usando e abusando de recursos tecnológicos como áudio, vídeo e apresentações visuais podem ser muito úteis na hora do aprendizado e do desenvolvimento educacional. Além de ser prática e dinâmica, a informação torna-se mais disponível e atraente.

  • Tecnologia facilita a acessibilidade na educação 

Segundo dados do IBGE, cerca de 45, 6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Assim, a tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta de inclusão. Recursos como audiodescrição, aplicativos que transformam texto e voz em libras, entre outros exemplos, podem ser utilizados em sala de aula para garantir o acesso mais justo e igualitário a educação.

  • Professores atualizados e bem informados

O uso da tecnologia em ambientes educacionais também auxilia na atualização profissional de professores. As inovações tecnológicas acontecessem a todo momento e acompanhar esta evolução é um ótimo jeito de se manter bem informado sobre as novas formas e tendências dos recursos e ferramentas digitais. Assim, ganha-se mais flexibilidade e capacidade de adaptação a rápidas mudanças.

  • Programação a favor da educação

Aprender a programar, além de ser uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho no futuro, também pode ser uma maneira de implementar as outras dicas já mencionadas em seu ambiente de estudo. Este aprendizado pode ser feito sem mensalidades ou taxas, já que muitas instituições, como a Aplitech Foundation, disponibilizam cursos gratuitos de programação de sites (HTML5) em que o aluno aprende de forma didática e rápida.

Viu só? A tecnologia aliada a educação pode ser muito útil, é só descobrir maneiras de utilizá-la a fim de trazer os melhores benefícios para o seu aprendizado.

Colunista da Aplitech Foundation

Amanda Amorim é mineira, jornalista e aluna de pós-graduação. É apaixonada por contar histórias reais de maneira empática, sensível e humana. É dona do blog quintadascronicas.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *