O ano de 2020 está sendo atípico para todos nós e muitos vêm enfrentando dificuldades consideráveis, principalmente no que tange à recolocação profissional. Estar desempregado não é fácil, ainda mais em um contexto caótico global. Entretanto não considere isso como o fim para seus projetos. Abaixo você vai encontrar dez dicas que irão te preparar nestes tempos sombrios, para que você possa se reerguer e voltar com força total para o mercado de trabalho.

1 – Coloque seu currículo em dia 

Reestruture seu currículo organizando todas as partes importantes que devem estar à vista do recrutador. Insira cursos extras e até mesmo experiências informais que te mostrem como alguém engajado, independente das circunstâncias. Opte por modelos simplificados de currículo que demonstrem informações objetivas e diretas. Lembre-se que o currículo ideal é aquele que suas informações não ultrapassem uma folha.

2 – Monte um portfólio e uma carta de apresentação 

Independente da área, uma carta de apresentação é um importante elemento que vai abrir portas no mercado de trabalho. A carta de apresentação mostra sua intenção clara de fazer parte de uma determinada empresa. Na carta você apresentará um histórico muito breve sobre você e o principal: O motivo pelo qual deseja pertencer à equipe de trabalho daquela empresa. A carta de apresentação deve ter no máximo três parágrafos, ao final coloque seu nome completo e o contato telefônico.

Para quem não conhece, o portfólio é um espaço, seja ele online ou não, onde o profissional reúne seus principais trabalhos, a fim de mostrar sua experiência para as empresas. O portfólio geralmente é pedido em áreas como publicidade e propaganda, design gráfico, TI, entre outras que tenham trabalhos visuais para apresentar.

O portfólio pode abrigar trabalhos da faculdade, trabalhos desenvolvidos em estágios ou empregos formais e até mesmo criações independentes suas, que você acredite ter relevância em algum cargo específico que queira assumir. Existem algumas plataformas online onde você pode desenvolver um portfólio, uma delas é o Behance.

3 – Amplie seu networking

O networking é a base mais importante para quem deseja recolocação no mercado de trabalho. Mantenha seus contatos ativos, antigos colegas da faculdade, ex-professores, frequente eventos de sua área e faça novas amizades. A partir desta ramificação de pessoas, pode surgir a oportunidade que você tanto espera. Que tal lançar um desafio a si mesmo? Coloque como meta conversar com uma pessoa nova por dia, pode ser online ou no cotidiano. Puxe assunto, entre em grupos temáticos de discussão nas redes sociais. Acredite, sempre há quem conhecer e essa será uma chave importante para o seu sucesso.

4 – Faça cursos

Um conselho: Nunca pare de estudar, é sério, na vida não paramos de aprender, principalmente por conta da dinâmica tecnológica atual em que as coisas mudam com a velocidade da luz. Quando você deixa de estudar, suas chances de se tornar um profissional melhor diminuem, e seus concorrentes estarão sempre um passo à sua frente.
Se você está aqui no site neste exato momento, é porque entendeu o recado e está fazendo a lição de casa. A Aplitech Foundation vai dar uma mãozinha na sua atualização de currículo. Ah, não esqueça de guardar seu certificado!

5 – Seja um voluntário

Outro aspecto importante é o voluntariado, quem se envolve com atividades filantrópicas aprende muito, além de contribuir para um trabalho relevante e importante para a sociedade. O voluntariado vai te trazer experiência, tanto profissional como de vida, e você também terá a chance de conhecer pessoas novas (networking, lembra?).

6 – Tenha um planejamento

Muitas vezes ficamos para trás porque não temos um planejamento adequado. Ficar com os pensamentos soltos e não tomar nota daquilo que é importante desenvolver, vai deixar você sem foco. Faça um planner caseiro, divida uma folha de caderno em dias da semana e coloque atividades que você vai desempenhar naquele determinado dia. Exemplo: Segunda-feira enviar currículos na parte da manhã, à tarde fazer uma hora de determinado curso, à noite ligar para um conhecido pedindo uma indicação na empresa dele.
Quando você planeja, as coisas ficam mais visíveis e você se sente mais produtivo.

7 – Cuide da sua saúde mental 

Já dizia minha avó: mente vazia, oficina do tinhoso. Cuide da qualidade de seus pensamentos, trabalhe sua autoestima e acredite que você é capaz. Tudo bem não estar legal em algum dia, mas não faça disso um vício pois será difícil se livrar depois. Pense em suas qualidades e nos mais variados talentos que você tem. Enumere as conquistas em sua vida e tenha objetivos claros. Lembre-se que todas as vitórias da vida exigem esforço, mas também uma mente pacífica.

8 – Tenha uma renda extra

No momento de desemprego é um bom período para você pensar em algumas saídas alternativas. Que tal ter uma renda extra? É possível vender brigadeiros, ensinar um idioma ou até mesmo comercializar produtos online. Não deixe a peteca cair, muitas vezes o que começa como uma renda extra pode se tornar o seu meio de vida principal, muitas pessoas têm ingressado no empreendedorismo por necessidade e hoje são donas do seu próprio negócio. Pense nisso!

9 – Leia e assista vídeos inspiradores 

Reserve um tempo para ler e assistir conteúdos relevantes. Opte por conteúdos que explorem a história de vida de alguém de sucesso, dessa forma você perceberá que a dificuldade também aconteceu para aquela pessoa e que você não está sozinho em suas lutas diárias.

10 – Seja uma boa referência para os demais

Seja solícito, adote boas posturas para a vida, procure ajudar os outros e contribuir de forma saudável para com a sociedade. Deixe um bom exemplo para os outros, dessa forma eles se espelharão em você para continuar propagando esta corrente do bem. Quando você faz algo bom, certamente a vida te recompensará com bons frutos.

Colunista da Aplitech Foundation

Aline Santos – Jornalista e atual estudante de Serviço Social, percebe a escrita como ferramenta de transformação. Acredita que a evolução virá através de uma sociedade colaborativa e horizontal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *