Escolher uma carreira não é nada simples, a pressão vem de todos os lados. A família quer que você se forme em Administração, seus amigos acreditam que você tem vocação para ser advogado, seu teste vocacional diz para você fazer jornalismo. E então, como saber o melhor curso?

Em primeiro lugar, busque uma carreira que faça sentido para você. Não sei se você já escutou aquela máxima “faça o que você ama e não terá que trabalhar nenhum dia”, no fundo, o que entendo é que se você estiver em algo que está em linha com o que você busca, por mais que você tenha que trabalhar, fazer hora extra, virar noites, fará sentido para você, então tudo acontecerá de uma maneira mais leve.

Ter consciência das suas principais competências te ajuda também no direcionamento da sua carreira, saber o que você quer pode ser muito difícil, mas se você souber o que você não quer, já é meio caminho andado. Se este pensamento é algo novo, sugiro que faça uma lista com o que você gosta e não gosta de fazer.

Ter acesso a profissionais que já estão na área também te ajudará muito. Entender um pouco da rotina, se é como você está imaginando ou algo totalmente diferente. Assim você poderá se enxergar naquela função, ou não. Com as mídias sociais ficou mais fácil esse acesso. Pensa em fazer psicologia? Você pode procurar alguém no LinkedIn que já tem essa formação e conversar com a pessoa.

Mapear também quais são as faculdades que possuem o seu curso te auxiliará para que possa ter acesso à grade de aulas e ter uma ideia mais ampla do que esperar durante o curso. Muitas pessoas entram na faculdade sem avaliar a grade de disciplinas e ficam frustradas quando se deparam com a disciplina X ou Y. Cada universidade tem uma abordagem, a grade de disciplinas te dará um norte em relação a isso.

Algumas universidades estão realizando webinars sobre os cursos que oferecem, outras possuem algum dia específico em que você pode conhecer a infraestrutura e conversar com alguns professores, e ainda, há algumas que permitem que você possa assistir uma aula para ver se é o que você realmente gosta. Todas as tentativas são válidas.

Existem testes vocacionais que te indicam quais áreas podem ser melhores de acordo com as suas aptidões, e dentro dessas áreas você pode encontrar um curso que faça mais sentido. Este tipo de teste pode ser um bom primeiro passo para quem não sabe por onde começar.

A sua formação vai te direcionar, principalmente no início de sua carreira, mas é importante ter em mente que o mercado hoje procura profissionais multidisciplinares, que são pessoas que mesmo de áreas diferentes, conseguem transitar por zonas de não conhecimento.

Algumas habilidades que de início te deixam bem preparado são: saber utilizar o computador e os diferentes programas dele (para áreas que não são tão específicas, o pacote office está de bom tamanho), saber se comunicar através da escrita, fala e se desenvolver nesse aspecto se você é mais tímido. Um segundo idioma também auxiliará, muitos termos que são utilizados no dia a dia, são em inglês.

Para te auxiliar nesta formação a Aplitech possui cursos de línguas (inglês e espanhol) e pacote office (Word, PowerPoint e Excel) que são gratuitos. Diversas plataformas disponibilizam gratuitamente cursos online, existem tutoriais em vídeos que te ensinam desde os passos mais básicos de programa de computador, até os mais avançados. Alguns aplicativos podem te auxiliar a treinar um novo idioma.

Por fim, é importante salientar que se você escolheu uma carreira e não está mais feliz com ela, tudo bem, nada te impede de mudar de rumo na sua vida profissional, o importante é fazer algo que faça sentido e esteja alinhado com o seu propósito.

Colunista da Aplitech Foundation

Auhana Nardini – “Educação é a arma mais poderosa que podemos utilizar pra mudar o mundo”. Mestre em Hospitalidade, Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios, Bacharel em Hotelaria. busco auxiliar as pessoas a se desenvolverem através da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *