O Inglês é um idioma que está presente em ambientes estudantis, profissionais e também na linguagem de sistemas e na maioria das músicas. É o segundo idioma mais falado mundialmente.

Oferecido dentro da grade curricular de ensino, em algumas instituições, em determinadas séries. E também em palestras de nível internacional, no Brasil, todas realizadas integralmente neste idioma (o inglês).

Vestibulares, pelo menos algum deles, também pede conhecimento nesta língua. Exigido até mesmo no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), juntamente com o espanhol.

Além das empresas privadas, há também a exigência do inglês em algumas empresas públicas. E quanto maior o cargo profissional, mas é solicitado este idioma. Ajuda aumentar cerca de 70% conquistar vaga de emprego.Devido a essas exigências, independente do grau de ensino de um adulto, tem crescido cada vez mais a procura por cursos de idiomas.

Língua nativa em mais de 55 países, idioma oficial de importantes organizações como ONU (Organização das Nações Unidas), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico do Norte), OMC (Organização Mundial do Comércio) e da NASA ( National Aeronautics and Space Administration – em português: Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).

O público-alvo que busca a aprender esse idioma, tem interesse em aprender uma nova cultura, a melhorar seu currículo e opções profissionais ou até mesmo visando o turismo ou o intercâmbio.

No mercado de trabalho, no Brasil, a grande maioria das empresas privadas são multinacionais e são as que mais recrutam profissionais. Já língua inglesa é muito utilizada em transações comerciais, networkings. E o idioma permite uma total conexão entre empresas, clientes e parcerias, independente das regiões onde estão.

Por isso, é algo primordial para uma boa colocação no mercado de trabalho. Na questão salarial, em 2016 a Catho (site de empregos) elaborou uma pesquisa entre pessoas com conhecimentos básicos em inglês até as fluentes na língua. Os resultados foram, cargos de coordenação com um conhecimento maior no idioma, ganham cerca de 61% mais. Diretoria, a diferença salarial é de até 42% a mais. Gerência, aumenta em até 57% . Supervisão em até 43% a mais. Devido ao pré-requisito de níveis júnior, pleno e sênior, é muito difícil encontrar profissionais sem esse idioma. A fluência da língua, é avaliada logo nos primeiros dias de processo seletivo para determinados cargos.

Por ser um segundo idioma, a aprendizagem dele, vai além das horas de aula dentro de uma escola ou na frente de um computador ou um notebook, é necessário que o aluno busque ferramentas extras para aprimorar as habilidades na fala, escrita e na interpretação.

Mesmo sendo uma exigência comercial, apenas 11% dos candidatos conseguem se comunicar sem dificuldade, e apenas 3,4% conseguem falar, em inglês.

No mundo corporativo tem a necessidade que seus funcionários sejam capazes de argumentar, para que assim tenham resultados favoráveis na empresa. Por causa da globalização é necessário a comunicação com diversas partes do mundo, com uma maior frequência. Motivo da necessidade que o funcionário saiba argumentar bem, para que assim as ações empresariais tenham efeito.

Gráfico – Quantidade de pessoas que tem o idioma:

Cinco motivos para se aprender inglês:

1. Acesso às informações de todos os lugares do mundo;
2. Conhecer pessoas e culturas diferentes;
3. Aumento de salários;
4. Melhores oportunidades de trabalho;
5. Possibilidade de se estudar, trabalhar, morar no exterior.

Cinco estratégias para não desistir do aprendizado:

1. Entenda que não há fórmulas/ maneiras milagrosas para aprender uma nova língua;
2. Não tenha vergonha de praticar;
3. Conversar com outras pessoas, em inglês, quando tiver a oportunidade;
4. Se dedique e estude também em horas vagas;
5. Ver filmes em inglês com legendas ou ouvir músicas em inglês, também com legendas.

Se acaso você ficou interessado em aprender este idioma, e não tem condições de investir financeiramente no curso, saiba, que através da internet, você pode encontrá-lo gratuitamente. Em breve, nós da Aplitech Foundation, iremos oferecê-lo de maneira gratuita, também em nosso site.

Imagem de Наталия Когут por Pixabay

Colunista Aplitech Foundation
Geane Neves 
Pós- graduanda em Comunicação em Redes Sociais, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) .MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade São Marcos (USM). Paulista, apaixonada por informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *