Em dezembro de 2019 foi promulgada a Lei n° 13.935/19 que prevê a atuação de psicólogos e assistentes sociais em ambientes escolares, mas você sabe o porquê é tão importante ter um psicólogo nas escolas? Separamos abaixo alguns dos benefícios de ter esse profissional nas grades escolares.

  • Auxílio ao Educador.

Ter um psicólogo em pronto dispor a equipe pedagógica de uma instituição facilita, não somente a elaboração de métodos funcionais de aprendizagem desenvolvidos de acordo com o perfil dos estudantes, como também significa ter apoio e devido cuidado à saúde mental desses profissionais.

  • Diagnóstico de alunos.

Segundo a Organização Americana de saúde (Opas), metade das condições de saúde mental começam aos 14 anos e em maioria não são tratadas, isso quando diagnosticadas. Muitos dos casos passam despercebidos até a idade adulta, onde as consequências da falta de tratamento se tornam visíveis e por vezes agressivas, o que pode ser evitado com o diagnóstico precoce feito por profissionais no ambiente onde o principal influenciador de distúrbios como ansiedade, depressão e síndrome do pânico em jovens acontece.

  • Prevenção ao Bullying.

A UNICEF liberou em 2018 um relatório sobre o bullying e os números são um pouco chocantes; cerca de 150 milhões de estudantes do mundo todo, entre 13 e 15 anos, já sofreram bullying em algum momento. Posto isto, Medidas para a identificação de sintomas, juntamente com o aconselhamento de alunos, palestras e projetos de conscientização são alguns dos fatores que, auxiliado a terapia, tanto do agressor quanto da vitima, podem prevenir a propagação de mais violência, e da recorrência a medidas drásticas como a automutilação e as tentativas de suicídio, estas que segundo estudo publicado no Journal of the American Academy of Children & Adolescent psychiatry no ano passado, se mostraram presentes em 10,7% de uma amostra de aproximadamente 135 mil adolescentes de 12 a 15 anos.

  • Acompanhamento aos alunos.

O Acompanhamento dos alunos pode prevenir problemas, identificar sintomas e alterações de comportamento, possibilitar o melhor tratamento e facilitar com que o processo de aprendizagem seja efetivo, tal como melhorar as condições de convivência no ambiente escolar.

Tendo em conta a situação atual do país, a discussão acerca da necessidade desses profissionais faz se necessária, visto que o cenário é mais do que propenso a tornar a saúde mental de crianças e jovens vulnerável. Em algum momento, as atividades rotineiras, como ir a escola, serão retomadas e será necessário uma readaptação, assim precisando-se mais do que nunca do auxílio de um psicólogo educacional.

Colunista da Aplitech Foundation

Anaiara Viola – Técnica em Administração e estudante apaixonada pela escrita e comunicação. “Que o desejo de ajudar o próximo consiga sempre superar o egoísmo e falta de esperança no ser humano”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *