Em 1756, na Inglaterra, foi a máquina a vapor. Hoje, com o desenrolar de pesquisas, a humanidade caminha orientada pela quarta revolução industrial. A tecnologia não é mais robusta, mas sim pequena, orientada para resultados e infinitamente mais avançada; temos mais tempo, mas ao mesmo tempo acesso a uma infinidade de informação. Não gastamos mais muito tempo em um único objetivo, mas podemos ramificar nosso conhecimento e buscar por novos paradigmas que se adequem ao nosso cotidiano. Estamos, graças a tecnologia atual, estudando mais e mais coisas, mas será que temos a real noção do impacto da tecnologia na educação e consequentemente nas nossas vidas? Será que estamos usando a tecnologia adequadamente? Aprendendo mais ou aprendendo menos? Aproveitando mais ou aproveitando menos?
Quanto mais tempo temos, menos uso dele fazemos. E quanto menos tempo temos, mais tempo queremos ter. Ah! A tecnologia é uma dadiva! Ela encurtou o tempo e por que não, o espaço? Uma pergunta: você já mexeu no seu celular hoje? Com certeza já, não é mesmo? E o que aprendeu? Absorveu algum conhecimento? Você sabia que pessoas que buscam por mais conhecimento, não necessariamente, pelos meios formais, são aquelas mais propensas a conseguir as melhores vagas de emprego? Afinal de contas, o que o mundo corporativo busca são pessoas com atitude para trilhar novos caminhos e que não se acomodem com o conhecimento que têm, pois o mundo tecnológico gira rápido demais e nesse contorno quem não se aprimora acaba ficando para trás em um cotidiano cada vez mais concorrido e acirrado.
Para se desenvolver na carreira e para aqueles que estão começando a atuar em alguma carreira, dominar tecnologias atuais e acompanhar a sua evolução é um fator determinante de escolha entre candidatos a uma vaga de emprego, não se esquecendo de manter-se atento as hard e soft skills. Segundo pesquisa da consultoria de RH, aproximadamente 80% dos líderes de empresas acham dificuldade em encontrar mão de obra qualificada devido as rápidas mudanças tecnológicas e a falta de proatividade dos candidatos em se atualizarem. A internet está repleta de cursos voltados para a atualização profissional, inclusive aqui, na APLITECH FOUNDATION, você consegue se aperfeiçoar de forma gratuita, basta se inscrever em um curso e estudar.
A tecnologia pode ser sua aliada na busca por conhecimento ou pode ser aquilo que vai te levar para o precipício. Afinal, você está fazendo bom uso dela? Já aproveitou as oportunidades na rede mundial de computadores e buscou por mais conhecimento ou não tirou proveito de nada? Não quero escrever um longo texto, pois tempo é precioso, ou como já escutei “Time is Money”. Não tenho nada contra o Facebook, Instagram e etc… eu confesso que também uso e não há problemas nenhum nisso, afinal, temos que tirar proveito de tudo e aprender algo nesses meios também, apenas divida seu tempo de uma forma que fique equilibrado e que você aprenda tanto de forma direta quanto de forma indireta. Pratique, busque mais e mais conhecimento, aproveite as oportunidades que a internet, a quarta revolução industrial, apresenta a você. Não busque aprender tudo, mas busque aprender o essencial para sair na frente e se manter lá. Aprenda mais, aproveite mais, enfim, não pare de estudar e use cada vez mais a tecnologia para te auxiliar.
Colunista da Aplitech Foundation
Mateus Saraiva – Engenheiro civil, especializado em logística empresarial e cursando pós graduação lato sensu em Businnes Inteligence pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais.”Você não precisa ser melhor, o mais rápido, nem o mais esperto, você só precisa dar o melhor de si.”