As vezes olhando o mundo a nossa volta deixamos de reparar detalhes que são incríveis e até alguns anos atrás eram impensáveis, hoje com a ajuda da tecnologia estamos nos tornando cada vez mais conectados a uma grande rede, podendo realizar inúmeros progressos, e um muito importante vem da tecnologia como suporte ao aprendizado. Você lembra quando um professor passava uma pesquisa sobre um determinado filósofo ou autor, então seria necessária uma pesquisa na biblioteca? Vamos tentar enumerar os possíveis passos para apenas começar tal pesquisa:

1 – Chegar em casa depois da aula (dependendo do horário do estudo);
2 – Se alimentar;
3 – Trocar de uniforme;
4 – Caminhar à biblioteca mais próxima ou até mesmo pegar um ônibus dependendo da distância;
5 – Chegando na biblioteca teríamos que perguntar ao bibliotecário e procurar por determinado livro em alguma das várias seções da biblioteca sobre o assunto.

E se talvez ainda não desse para concluir a pesquisa naquele mesmo dia, seria necessário ainda alugar o livro para poder terminar a pesquisa em casa e se fosse a primeira vez seria necessário um cadastro na biblioteca. Eram necessários pelo menos cinco passos ou mais para acessar o conhecimento (que na época normalmente era condensado em livros), e só então começar a construir um novo saber, e não poderíamos esquecer de refazer parte destes passos para devolver o livro.

Sendo honesto não lembro desta época pois não a vivenciei, e provavelmente muitos que estão lendo este artigo também não. Na minha época de escola eu já tinha acesso a lan houses e várias eram próximas de casa e meus pais sempre deram todo o apoio me levando até elas e investindo algumas moedas para que pudesse realizar minhas pesquisas escolares. Mesmo não tendo vivido na era onde a internet não era tão acessível, ouvi muitas histórias de meus pais e de meus dois irmãos mais velhos e consigo concluir uma coisa: Comparado a hoje, era trabalhoso buscar o conhecimento, era mais uma etapa que dificultava a realização de atividades e trabalhos acadêmicos e de forma geral dificultava a construção do saber.

Hoje aprender pode ser inclusive extremamente divertido, onde podemos aprender literalmente brincando com jogos educativos como Minecraft Education por professores preparando atividades em ambientes virtuais ou até mesmo ensinar conceitos básicos de programação para crianças com o Scratch do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que se assemelha muito a um joguinho divertido e extremamente interativo. Você já pensou como por exemplo: Alguns anos atrás uma pessoa saber programar soava como algo extremamente difícil de se fazer e para muitos na época era quase impossível de se aprender e hoje crianças podem dominar conceitos básicos de programação, é simplesmente surreal!

É simplesmente incrível como o conhecimento que já esteve a 1 quilômetro de distância, hoje se encontra literalmente a 1 clique do mouse ou um simples toque na tela do smartphone. Hoje o acesso à tecnologia possibilita, se utilizado corretamente (e facilita) novos aprendizados com sistemas como o Google Sala de Aula por exemplo, ao permitir que alunos e professores possam ter uma interação maior dentro e fora do ambiente escolar.

A tecnologia cria meios de levar o conhecimento de pessoas interessadas a ensinar as pessoas interessadas em aprender como é o caso das plataformas de cursos online e muitas o fazem de forma gratuita como a Khan Academy ou aqui mesmo na Aplitech Foundation e tudo isso independentemente da localização: um professor do Maranhão pode ensinar um aluno de São Paulo no conforto de seu lar. E são inúmeras ferramentas que seriam impossíveis listar todas, então separei alguns poucos exemplos a seguir de tecnologias que podem auxiliar no aprendizado e compartilhamento dele: Busca por artigos acadêmicos: Google Acadêmico e SciELO; Trabalho em equipe: Asana e Trello; Tutoriais em vídeo: Pinterest e Youtube; Apresentações em sala de aula: Microsoft PowerPoint e Google Apresentações; e toda uma infinidade disponível e muitos que provavelmente ainda serão criados para nos auxiliar.

Dito tudo isso, com certeza não podemos ignorar os desafios que vem com a tecnologia, se o conhecimento por um lado se tornou mais acessível, por outro lado as distrações também se tornaram. Com milhares de anúncios e centenas de notificações, fica cada vez mais difícil prestar atenção e focar em atividades produtivas.

Com tanta informação disponível a dificuldade já não é mais o acesso à educação e sim meios de não se perder com tanta informação disponível, por isso educadores desde o ensino básico aos de cursos online passam a ter um papel essencial, onde não é suficiente apenas passar seus conhecimentos, mas também em guiar o aluno em sua jornada pelo aprendizado, mostrando alternativas digitais e plataformas que estão se tornando mais interativas e práticas com o passar do tempo, de forma geral quem ganha com isso é todo o saber, pois a educação e a colaboração estão cada vez mais possíveis e tem pessoas realizando feitos incríveis.

Nas palavras do Biólogo e Pesquisador Atila Iamarino: “As ferramentas estão disponíveis e tudo depende do uso que você dá a elas, se você faz perguntas e não busca as respostas a internet não te faz ignorante só vai te manter ignorante”. Encerro este artigo tentando refazer os passos para começar uma pesquisa, agora em um mundo mais tecnológico:

1- Tenha acesso a um dispositivo com internet e utilize sites confiáveis para pesquisar as informações. Fim!

Colunista da Aplitech Foundation

Wallace Henrique: “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”, Estudante de Farmácia que busca transformar o mundo compartilhando conhecimento e boas ideias.

One Reply to “Educação e Tecnologia – O Aprendizado Mais Acessível.”

  1. Parabéns, Wallace vc descreveu realmente nossa rotina de vida, estamos passando por momentos difíceis porém estamos muito esperançosos pelo futura que nos reserva, como sua colega de faculdade de farmácia, torço muito por vc e por um mundo melhor para nós e nossos familiares, vc é um exemplo pra todos nós por sua dedicação e alegria, sempre seja assim,grande abraço Valdira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *