Neste artigo, abordaremos o modelo de ensino híbrido que já vem sendo utilizado há alguns anos em faculdades EAD e também em treinamentos corporativos.
A modalidade pretende conciliar o aprendizado online e offline, isto é, intercala aulas presenciais com aulas à distância.
É um sistema misto que facilita o acompanhamento do desenvolvimento individual do aprendiz e suas respectivas notas, além de que combina diferentes técnicas de aulas presenciais e virtuais, propondo a criação de ambientes inovadores e personalizados de aprendizagem.
Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!
Como será a aplicação do ensino híbrido nas escolas?
O método é inovador, sendo dividido em 4 processos que destacamos a seguir:
Rotação por estações
O professor fará o planejamento de várias estações com objetivos e conteúdos distintos e os alunos passarão pelas estações onde em cada uma, é possível aprender algo diferente.
Rotação individual
Parece com a rotação por estações, mas é individualizado através de um itinerário que atenderá as necessidades de cada estudante, não sendo necessário passar por todas as estações.
Laboratório rotacional
A sala de aula é dividida em dois grupos, onde um grupo tem aula prática no pátio e o outro grupo vai ao laboratório para ter conteúdo teórico. Posteriormente, ocorre a troca entre os dois grupos.
Sala de aula invertida
O professor escolhe um tema para os alunos pesquisarem em casa e entregarem na próxima aula os conteúdos, que podem ser links, vídeos e livros.
Qual a vantagem da educação híbrida?
O propósito principal é unificar o melhor da escola tradicional ao poder transformador do aprendizado virtual, garantindo ao estudante uma melhor experiência de conhecimento.
Entre outras vantagens, podemos mencionar também:
Maior envolvimento dos alunos
Os alunos tendem a ficar mais envolvidos com a variedade de materiais selecionados para um determinado conteúdo ou unidade.
As videoaulas são um dos recursos mais utilizados no ensino remoto, pois possibilita que o aluno tenha controle do seu ritmo de aprendizagem e também contato com outros métodos tecnológicos como laboratórios virtuais, animações, simulações, games, podcast e outras possibilidades.
Melhor aproveitamento das aulas
Pessoas diferentes demandam tempo e estilos de aprendizagem diferentes. A aula online permite que os estudantes acessem os conteúdos de casa no seu próprio ritmo e no horário apropriado.
Sem a pressão de ter que acompanhar o resto da turma, o aluno pode ler e reler o conteúdo passado pelo professor quantas vezes for necessário até compreender o assunto, dedicando mais atenção às aulas e tarefas. A metodologia híbrida também facilita a compreensão e esclarecimento de eventuais dúvidas e dificuldades.
Monitoramento das necessidades do aluno
A modalidade permite que o professor avalie constantemente o desempenho dos estudantes devido ao maior acesso às informações sobre cada aluno.
O acompanhamento constante permite modificar ou ajustar o conteúdo didático conforme seja necessário, além de ser um eficiente indicador de qual atividade o professor poderá levar para a sala de aula.
Desenvolvimento social
O ensino híbrido proporciona o contato social quando realizado em sala de aula e promove o envolvimento do aluno nas mais variadas atividades.
Os encontros presenciais são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais tanto para a vida pessoal como para o futuro profissional do estudante.
As atividades em grupo agregam o senso de colaboração, trabalho em equipe, pensamento crítico e a criatividade.
Sob a perspectiva do ensino híbrido, Silva e Camargo (2015) afirmam:
“É empoderar o aluno das habilidades que o tornará protagonista de seu processo de aprendizagem.”
O que está em pauta nesse conteúdo é uma mudança de paradigma na educação que nos força a compreender quais ferramentas tecnológicas nos auxiliam no sistema de ensino contemporâneo.
Gostou do artigo? Leia também Tecnologia na educação: os desafios do ensino a distância.
Colunista da Aplitech Foundation
Talita Cristina – Formada em marketing e estudante e Letras, apaixonada pela escrita e em busca de constante evolução na produção textual.