O mundo não foi o mesmo nesse ano atípico de 2020. Seja na dinâmica das cidades ou nos hábitos dentro de casa, o avanço da Covid-19 mexeu com as estruturas da população mundial.

A sociedade passou por inúmeras mudanças nos últimos meses, pois o vírus alterou a rotina e os costumes familiares e sociais.

Quais as consequências do isolamento social?

Os malefícios do isolamento social não foram sentidos somente na saúde e na economia, mas em todos os outros setores que precisaram se reinventar neste período de pandemia, inclusive o setor educacional.

Os governadores e prefeitos decretaram a suspensão das aulas presenciais como uma das formas de prevenir o progresso do coronavírus, fazendo com que as instituições de ensino buscassem novas maneiras de continuar com as aulas sem prejudicar o desenvolvimento dos alunos.

A maioria das escolas aderiram às aulas virtuais como uma opção de manter o vínculo com o estudante e continuar com o processo de aprendizagem.

O ensino a distância se apresenta como uma alternativa de modalidade educativa há algum tempo, mas atualmente é o único meio para os estudos ocorrerem através das instituições de ensino.

Segundo dados obtidos em 2019 – através de uma pesquisa feita pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) – o ensino a distância está em constante crescimento:

“Houve um aumento de 17% em números de alunos matriculados de 2017 para 2018. O levantamento mostra ainda que a região do país com maior concentração de instituições é o Sudeste, que corresponde a 43%. Atualmente, 9 milhões de estudantes optam pela modalidade EAD.”

Para muitos estudantes, foi preciso abrir mão de restrições pessoais e anseios para tirar o máximo proveito do ensino online, já que as ferramentas digitais fazem parte da nossa rotina e são uma nova metodologia de ensino.

Não é possível negar que os avanços tecnológicos têm seus benefícios, pois a evolução da internet facilitou o acesso ao ensino em locais sem condições de implementar um campus de universidade tradicional. 

Essa facilidade faz da modalidade uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao ensino superior e, na situação atual, ao ensino fundamental e médio também.

Outras vantagens e desvantagens do ensino a distância

Foto de JESHOOTS.COM no Unsplash

A flexibilidade certamente é uma grande vantagem da educação remota, mas se não houver disciplina por parte do aluno pode se tornar uma desvantagem, já que é preciso conciliar, durante a semana, as obrigações diárias com as tarefas solicitadas pelo professor.

Podemos também citar como vantagens:

  • A viabilidade financeira;
  • Redução de custos;
  • Praticidade pedagógica;
  • Flexibilidade de horário; 
  • Comodidade para estudar e desenvolver as atividades;

Já sobre as desvantagens, existem alguns possíveis desafios a serem encontrados:

  • Falta de acesso a tecnologias;
  • Falta de habilidade com tecnologias;
  • Dificuldade em obter um bom computador;
  • Falta de acesso a rede de internet;

Sempre haverá diferentes tipos de lacunas nos variados setores da Educação do Ensino Básico no privado e público, considerando que o nosso grande país revela uma imensa diversidade econômica e cultural.

Como manter a aproximação com os alunos?

É possível concluir que, em tempos de coronavírus, com os estudantes fechados em casa, impossibilitados de frequentar as escolas e isolados socialmente, tornou-se primordial mantê-los envolvidos no convívio com os professores e colegas no ambiente de aprendizado. Afinal, já dizia Albert Einstein:

Pode ser que um dia nos afastemos… Mas, se formos amigos de verdade, a amizade nos reaproximará.”

Dessa forma, levar aprendizagens da esfera escolar aos lares dos alunos é uma forma de cuidado e atenção, entregando uma educação virtual onde a família também se torna o agente colaborador no ensino.

Gostou desse conteúdo? Leia também Tecnologia na educação: o futuro da plena acessibilidade ou um presente de exclusão?

Colunista da Aplitech Foundation

Talita Cristina – Formada em marketing e estudante e Letras, apaixonada pela escrita e em busca de constante evolução na produção textual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *