O advento da tecnologia não é de hoje, traçando um paralelo com as
revoluções industriais, o mundo entre guerras e a invenção e propagação da internet e dos aparelhos móveis, nunca avançamos tanto no que tange a
tecnologia como nas últimas duas décadas e nunca meios de comunicação de massa, aplicativos, sites ou qualquer ferramenta tecnológica foram tão essenciais e insubstituíveis na atividade profissional ou escolar como no cenário de confinamento social imposto pela pandemia do coronavírus. O trabalho convencional foi substituído pelo home office e as aulas com o quadro negro deram espaço a video chamadas, atividades remotas e provas em formulários online, pontos até então temidos e por vezes desconhecidos pelas escolas.

Pensar que a tecnologia atrelada a educação pode ser o nosso futuro ou o
novo normal é um erro quando pensamos na atual conjuntura nacional e
mundial, apesar de não chegar, muitas vezes, às populações que estão à margem da sociedade, essa modalidade de educação é o nosso presente, não com uma cobertura plena, suporte a todas as pessoas que necessitam e universalização como deveria ser, mas sim, a educação tecnológica é uma realidade – de exclusão muitas vezes.

No entanto, como toda crise é uma ótima oportunidade para encontrar
soluções de problemas que nelas são aprofundados, podemos acreditar que o futuro da plena acessibilidade à educação só virá quando decidirmos – como imposto no início da crise sanitária – que devemos apostar em tecnologia e acesso a rede de internet rente ao ensino. Instituições como a própria Aplitech Foundation, por meio da oferta gratuita de cursos, contribui para universalizar o conhecimento e quebrar as barreiras da exclusão.

Por fim, a crença – Não uma crença utópica e desconexa da realidade, mas
tangível – em uma sociedade justa para todos, que reconhece a educação como principal objeto de transformação pessoal e social e que o investimento nesta nos trará impensáveis benefícios, poderá fazer de nós uma sociedade onde a esperança e a igualdade seja perene e que transforma a máxima kantiana de “​O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” em, “O homem não é nada além do que o pleno acesso a educação de qualidade, a tecnologia e a sociedade faz dele.”. Com igualdade de oportunidades, educação e acesso a tecnologia transformaremos realidades de exclusão em realidades de inclusão.
CONHEÇA OS CURSO DA APLITCH FOUNDATION, UMA FORMA DE
DEMOCRATIZAR O ENSINO.

Colunista da Aplitech Foundation

Eu me chamo Pedro Julio, sou um jovem cearense que acredita que a educação é o caminho para mudar o mundo e as realidades da sociedade e luto por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *