A pressa é inimiga da perfeição

Todas as pessoas têm pressa, crianças almejam crescer logo, adultos desejam poder em breve desfrutar de um belo Chardonnay 1942 em uma varanda com vista paradisíaca e, o jovem fica maluco tentando decidir o que fazer quando colocar o pé para fora do ensino médio. Porém, quando se está com pressa, subentende-se que está atrasado para alguma coisa, você está atrasado para que? Tem pressa de entrar na faculdade, formar uma família, se formar, encontrar o amor, mas, por que está atrasado para tudo isso? Por que correr o risco de precipitar-se e fazer uma escolha ruim?

A escolha

Quando optam por fazer faculdade as dúvidas começam a surgir, que curso fazer, como pagar, qual universidade escolher, o que fazer após a formatura, como estudar para conseguir ingressar rápido. A pressa anda ao lado das crises de ansiedade e ataques de pânico, mas, uma pergunta, o que acontece se você não começar a faculdade assim que sair do colegial? O que acontece se não gostar do curso que escolher? Essas questões podem fazer com que muitos jovens fiquem com as pernas bambas, mas a resposta é…nada, o máximo que pode acontecer é tentar outra vez ou talvez largar um curso e começar outro.

No geral a própria sociedade tende a exigir muito de todos, em padrões estéticos, vida social ativa, escolhas “comuns”, mas a verdadeira pressão vem das pessoas próximas, a expectativa ocasiona a pressa, para impressionar, para se livrar disso logo, não importa, o resultado é o mesmo. Além do jovem se vir a beira de um precipício podendo cair a qualquer momento, ainda precisa lidar com a desaprovação de suas escolhas.

Existe um tabu muito grande quanto aos cursos, os próprios pais muitas vezes acham que os filhos só serão felizes se fizerem direito, medicina, engenharia, arquitetura, contabilidade, etc. mas o mundo acadêmico não se resume apenas a essas escolhas e, o que deve ser levado em consideração é o que mais atende ao seu propósito de vida.

O relógio de cada um

O tempo corre na mesma velocidade desde que o mundo é mundo, o que diferencia as pessoas é a forma como cada um usufrui do seu. Cada indivíduo possui um relógio que funciona direitinho, exceto quando se tenta ajusta-lo ao relógio de outro alguém, cada um tem seu tempo e não deve se comparar ao outro, pois dessa forma só conseguirá alcançar a infelicidade. Isso não é ensinado na escola, mas quando você se concentra em si mesmo e em fazer as coisas no seu tempo, percebe que seu único concorrente é você e, existem pedestais para todo mundo.

Colunista da Aplitech Foundation

Giovanna Passoni – técnica em administração, estudante universitária de Direito, aspirante a estilista, buscando por um mundo melhor, com pessoas mais conscientes através da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *