O eu estratégico

O mundo corporativo busca as melhores metodologias estratégicas dia após dia, com o intuito de aumentar a receita líquida ou retorno financeiro dos seus investimentos e diminuir os custos operacionais ao menor nível possível. Pensar estrategicamente é se reinventar e por meio de dados propor soluções para problemas que entravem o alcance do objetivo maior, ou seja, competitividade.

Mudar um ambiente é uma tarefa de médio e longo prazo, que irá exigir, dos envolvidos no projeto,comunicação, mas não apenas isso, também irá envolver a aceitação dos stakeholders, que vão desde os próprios envolvidos até diretores e clientes. Fazendo uma analogia, podemos, por meio dessas ferramentas estratégicas, iniciar um projeto de desenvolvimento da nossa performance corporativa, com intuito de analisar o nosso nível de competitividade no mercado de trabalho, ou até, em outros momentos, como competições e lazer. O projeto desse artigo será divido em 4 partes, cada uma mostrando aspectos fundamentais das ferramentas estratégicas usadas no mundo corporativo e a sua aplicação ao nosso eu estratégico.

Os principais pontos abordados da metodologia de gestão estratégica dos artigos serão:

  • Tipos de ambientes
  • Metodologias Estratégicas
  • Ferramentas aplicadas à estratégia
  • Cadeia de Valor
  • Inovação
  • Inteligência competitiva
  • Gestão

No fim, espero que você veja que sempre há algo a ser melhorado ou aperfeiçoado, o que não significa que o ponto atual é ruim, mas sim que ele não é o estado último.  Então, vejo você no nosso próximo artigo (Parte I). Abraços.

Colunista Aplitech Foundation

Mateus Saraiva – Engenheiro civil, especializado em logística empresarial e cursando pós graduação lato sensu em Businnes Inteligence pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.”Você não precisa ser melhor, o mais rápido, nem o mais esperto, você só precisa dar o melhor de si.”  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *