Com o avanço tecnológico, daqui a aproximadamente 10 ano, 85% das profissões que existem hoje, serão extintas e novas surgirão (Estudo Dell Technologies). E quais serão essas profissões? Como será o novo formato de ensino para atender a demanda futura?

As máquinas já estão substituindo o trabalho humano, em atividades repetitivas e operacionais (possibilidade de automatização). Atualmente a distribuição está em torno de 70% humano e 30% máquinas. Mas segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, em 2025 esses percentuais deverão se inverter.

As Instituições de Ensino precisam estar preparados para esse novo cenário que está “batendo a nossa porta” para oferecer às novas gerações de estudantes, cursos que atendam às necessidades do novo mercado.

Já existem hoje vagas que não conseguem ser preenchidas por falta de profissionais qualificados para tal. Em alguns casos, ainda não existem no Brasil cursos superiores que capacitem os estudantes para as “profissões do futuro”. Como por exemplo ciência de dados.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, algumas das profissões que já terão demanda por profissionais no mercado em 2022, serão:

  •  Analista de dados e cientistas de dados 
  • Especialista em AI e machine learning 
  • Analistas e desenvolvedores de apps e softwares 
  • Especialistas em big data 
  • Especialistas em transformação digital
Estudantes precisam estar atentos às novas demandas do mercado de trabalho para poderem se qualificar, dentro de seus anseios e perfil profissional e as Instituições de Ensino precisam inovar, tanto na grade de cursos oferecidos, quanto no formato de sala de aula.
Lembrando sempre que, é preciso buscar uma profissão que nos faça feliz, não se limitando exclusivamente as demandas do mercado de trabalho!
Colunista da Aplitech Foundation 
Aline Barbaroto 
Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *