A educação em tempos de coronavírus está passando por grandes e bruscas mudanças. A pouco tempo os alunos acordavam cedo, iam até suas escolas onde ficavam em salas por 5 horas assistindo a aulas com um professor a apenas alguns metros de distância, pronto para auxiliá-lo pessoalmente, de repente alunos de todo o Brasil precisaram se adaptar a uma nova realidade, em distanciamento social a casa se tornou também o ambiente escolar, isso traz inúmeras dificuldades e inseguranças, mas também traz inúmeras oportunidades.
A Fundação Roberto Marinho, em parceria conosco da Aplitech Foundation, com a Futura e muitas outras instituições, começou a iniciativa #nem1pratrás que busca disponibilizar e democratizar, através de plataformas online, o acesso a materiais educacionais à alunos de todos os anos escolares, além dos materiais voltados aos alunos, a iniciativa oferece também materiais de apoio aos professores e famílias de todo o pais.
Para os alunos, a iniciativa conta com aulas online gratuitas no Google Classroom, materiais de divulgação para redes sociais, mais de 600 videoaulas sobre os 10 componentes do currículo básico, vídeos com dicas para organizar as rotinas de estudo, games, dicas de livros, filmes e muitas outras opções. Já para os educadores a iniciativa oferece Podcasts do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, 11 cursos para especialização, dicas para gravar videoaulas além de livros, filmes e acesso a todo o conteúdo educacional.
Nesse dia mundial da educação gostaríamos de enaltecer todas as
iniciativas que buscam auxiliar os alunos – principalmente os mais vulneráveis –
nesse momento de incerteza. Não ter aulas presenciais não é sinônimo de
ausência educacional, o aprendizado pode ter muitos caminhos, atualmente
com a maior abrangência da internet pelo país temos ainda mais
possibilidades, com o direcionamento certo ela pode ser uma grande
ferramenta na educação de nossos alunos.
É possível que após 2020 a relação com a educação nunca mais seja a
mesma, estamos encarando mudanças massivas no nosso estilo de vida, e
como consequência, na educação, graças a iniciativas como a #nem1pratrás
temos esperança de que essas mudanças não deixarão consequências
negativas aos nossos estudantes, mas muito pelo contrário, possam agregar
outras formas de aprender, tornando o conhecimento cada vez mais acessível.
Para conhecer um pouco mais da iniciativa e acessar todos os
conteúdos disponíveis, acesse: http://diadaeducacao.org/
Colunista Aplitech Foundation
Bruna Marcondes – Formada em Ciências Sociais pela UFSCar, abrindo seu próprio espaço no jornalismo. Encantada pelo movimento constante da vida e pelo poder da informação.