Tudo mudou, tudo está mudando. Estamos todos nos adapatando a nova realidade que está sendo posta pela Pandemia mundial do novo Corona Vírus.
Milhares de escolas estão fechadas no mundo todo, milhões de estudantes estão em casa e daí surge o maior desafio: professores precisam adaptar os métodos de ensino para continuarem a passar os conteúdos aos alunos.
De acordo com o monitoramento feito pela Unesco “mais de 150 países implementaram fechamentos em todo o país, provocando impacto em mais de 80% da população estudantil do mundo.”
E como os professores estão fazendo para continuar, de alguma maneira, a disseminar as informações e conteúdos importantes aos seus alunos?
Muitas instituições estão treinando e orientando os professores sobre como dar uma aula online, compartilhar conteúdos de forma digital, etc. Em alguns países que já haviam passado por tragédias naturais (nada comparado ao que estamos passado agora), como por exemplo o furacão Sandy em 2012 nos EUA, em que algumas escolas ficaram fechadas por certo período, muitos professores já tinham alguma experiência e estão compartilhando com colegas.
Aqui no Brasil, ainda com um modelo de educação muito rígido espelhado no passado, professores estão enfrentando o super desafio de se adaptar às ferramentas virtuais, criar conteúdos e dar suporte aos alunos que encontram na escola a única fonte de informação e apoio educacional.
Há um grande desafio que iremos superar e a forma de ensinar e aprender com certeza não serão as mesmas.
Colunista da Aplitech Foundation
Aline Barbaroto – Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.