O desenvolvimento tecnológico presente na sociedade moderna, favorece o maior acesso da população à tecnologia. Com isto, há a necessidade da implementação das inovações tecnológicas à educação, visto que, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”, ou seja, à invisibilidade neste caso pode estar associada ao não entendimento das modernidades presentes associadas à tecnologia, que uma vez aplicada à escola facilita o preparo do aluno ao futuro.

Além disto, a tecnologia aplicada à educação, contribui para o desenvolvimento racional do aluno, como também, facilita o aprendizado através da interação e permite maior equidade no conhecimento, sendo que para que ocorra o aprimoramento, há a necessidade de remodelação do sistema de ensino atual.

A aprendizagem é mais significativa ao aluno quando este nota sentido no ensino proposto, a tecnologia surge como forma de inovação a metodologia de ensino, há com ela a possibilidade da otimização e aplicação do conteúdo ensinado através de exercícios lúdicos e aplicativos, tal como o aplicativo “Nearpod”, onde há a interação aluno e professor por meio de questionários realizados pelo docente, sendo possível acessar as estatísticas de respostas sobre determinado assunto, podendo otimizar o tempo de ensino sobre cada tema.

Ademais, de acordo com pesquisa realizada pela “TIC Domicílios”, em 2019, cerca de 70% da população brasileira está conectada à internet, favorecendo o crescimento da disponibilidade de assuntos em plataformas online, permitindo assim que estudantes se apropriem deste conteúdo para o estudo, tornando-se assim “mais igualitário” o conteúdo ensinado.

Sendo assim , o convívio de uma sociedade em estado permanente de competição mútua, incentiva ao aumento de casos de problemas psicossociais, discutidos com maior enfoque atualmente, uma vez que a padronização do ensino leva ao esvaziamento da espontaneidade e visa apenas o desejo de destruição, ser superior ao outro colega de classe, com isto, há a necessidade de uma readequação do professor para ministrar o conteúdo, buscando a maior autonomia do aluno sobre os temas aplicados e seu futuro como profissional.

Imagem de Steve Riot por Pixabay
 Fonte da Pesquisa :
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/08/28/uso-da-internet-no-brasil-
cresce-e-70percent-da-populacao-esta-conectada.ghtml

Colunista da Aplitech Foundation
Victor Patricio
Estudante de Engenharia de produção na UNICAMP, buscando por maior autonomia e compartilhamento do conhecimento de maneira igualitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *