No momento de pandemia, estudar virou um grande desafio. Propostas de aulas EAD ou suspensão de aulas, deixaram estudantes confusos e pressionados sobre como se manter em uma rotina de estudos coerente e satisfatória. Então, segue abaixo as principais dicas para fugir da procrastinação e estudando nessa quarentena:

  1. Monte um Cronograma

O primeiro passo para conseguir continuar estudando, é criar uma nova rotina. Naturalmente, funcionamos por meio de planejamento e obrigações, durante a pandemia não pode ser diferente. Tire um dia da semana ou um dia do mês e renua todo o conteúdo que você precisa estudar. Então, defina com o que você vai trabalhar em cada dia e nunca fuja do cronograma.

  1. Siga as propostas da sua escola/universidade

No início do ano letivo, provavelmente você teve acesso a algum cronograma de estudos organizados pelo seu professor. Siga esse projeto mesmo que não estejam correndo aulas presenciais. É muito importante participar ativamente das aulas EAD, se for o caso, ou continuar estudando com os materiais de apoio fornecidos, como leituras obrigatórias e vídeo – aulas.

  1. Defina um ambiente de estudo

O ambiente interfere muito no nosso comportamento. Se você tem o privilégio de conseguir ocupar um cômodo da casa somente para se dedicar a sua rotina de estudo, assim o faça. Adapte seu quarto ou o escritório da casa a fim de se sentir focado e concentrado quando ocupa esse lugar. Caso você não tenha essa oportunidade de destinar um ambiente inteiro, organize sua cama, a sacada da casa, a mesa da cozinha o qualquer outro local para que você não possua distrações e entenda que naquele ambiente suas obrigações são as mesmas do que em uma sala de aula.

  1. Busque por cursos online dentro de suas áreas de interesse

Nem sempre é fácil manter uma rotina de estudos dentro de um momento tão peculiar. Quando estamos mais frágeis não conseguimos cumprir com todas as nossas obrigações e isso é completamente normal. Uma dica para conseguir continuar adquirindo conhecimento em períodos mais difíceis emocionalmente, é procurar estudar coisas que te interessam e agregam valor as suas experiências. Busque cursos online, palestras, lives, leituras sobre tudo o que você tem curiosidade em saber. Trabalhar dentro de seus interesses pode ser o primeiro passo para o sucesso de seus estudos e, futuramente, sua vida profissional.

  1. Procure manter a saúde mental

Fuja das cobranças excessivas e das rotinas inadaptáveis. O momento de pandemia é difícil para todos e você não precisa piorar o momento tentando ser muito produtivo ou ignorando suas dificuldades. Valorize atividades de lazer, busque respeitar seus momentos de fraqueza, faça coisas diferentes, converse com pessoas que possam te ajudar e cuide de si mesmo. Excesso de obrigações e autojulgamentos durante o isolamento social interfere muito na nossa saúde mental e, em consequência, na nossa produtividade dentro de uma rotina de estudos. Respeite suas necessidades e faça o melhor que você pode, cuidar da mente é essencial.

Agora que você já sabe como começar a manter uma rotina de estudos durante o isolamento social, coloque tudo o que achou coerente em prática. Acima de tudo, respeite seus limites e aceite que não é um momento de sobrecarga. Faça o melhor possível, já é mais do que suficiente. Cuide-se sempre e fique em casa!

Colunista da Aplitech Foundation

Amanda Zamboni – Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina e aspirante a profissional da educação. Defensora da educação acessível e de qualidade como principal ferramenta de mudança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *