O espanhol é uma língua, que assim como o português, teve a origem na Península Ibérica, derivadas do latim. Por causa disso, seu aprendizado é uma tarefa mais fácil que aprender o inglês, por exemplo. As semelhanças entre os dois idiomas são: na gramática, vocabulário, fonemas e etc. Além disso, este idioma, acaba facilitando o entendimento de outras línguas, como por exemplo: francês, italiano e servir como porta de entrada aos idiomas catalão e romeno, todos de origem latina.
É o segundo idioma mais falado mundialmente com cerca de 470 milhões de falantes, perdendo apenas para o inglês. Idioma (espanhol) oficial da América Latina, como a Argentina, Cuba, Costa Rica, Equador, México, Espanha e etc. Além disso, é também uma língua muito utilizada na Flórida e outras regiões do USA ( Estados Unidos da América) frequentemente.
No Brasil, existia a lei 11.161 de 2005 , que obrigava o ensinos fundamental (5ª a 8ª série) e médio a oferecer o estudo do idioma (espanhol) nas grades curriculares dos alunos. Porém, foi revogada em 2017, pela lei 13.415 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art22). Aqui no Brasil, o espanhol é uma das línguas mais valorizadas no mercado de trabalho, por ser o idioma oficial do Mercosul, já que há uma relação comercial entre eles (Brasil e Mercosul). Este idioma (o espanhol), pode ser extremamente útil para os profissionais tanto da área da saúde, quanto da área de educação. Além de facilitar na questão na procura de uma melhor oportunidade no campo profissional. Já que a grande parte das pessoas que buscam estudar outro idioma, vão atrás de dar um upgrade (melhoria) em seu currículo. Em outros casos, por razões de turismo ou mesmo conhecer outras culturas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, os candidatos que almejam cargos de supervisores, e que falam espanhol, o salário pode aumentar em média de 29,72%. O idioma (espanhol) é de extrema importância para aquele profissional que almeja ser destacado no mercado de trabalho.
Beneficia os networkings (rede de relacionamentos comerciais) em outros países. Amplia a possibilidades de atuar em atividades profissionais na América do Sul.
Algumas companhias aéreas brasileiras e multinacionais procuram por profissionais que tenham tanto o inglês, quanto o espanhol como idiomas, devido às oportunidades de negócios com os países latinos.
Segundo a professora, formada em Letras, Acsa Lima do site Espanhol sem fronteira, o ator Wagner Moura, foi para Colômbia e em menos de um ano, ele aprendeu a língua hispânica (espanhol), “ Neste artigo aqui (http://espanholsemfronteiras.com.br/qual-foi-o-segredo-que-fez-wagner-moura-aprender-espanhol-tao-rapido/), eu conto um caso e dou exemplos sobre o que estou falando, o caso Wagner Moura,que aprendeu espanhol em menos de um ano” .
Em relação a parte cultural da língua espanhola, temos a culinária mexicana e peruana. É da Espanha que vêm a paella, o jámon ibérico, o gazpacho, o salmorejo, a páprica, os churros, a sangria. Já a culinária mexicana, temos: os tacos, os burritos, os nachos, as quesadillas, as tortillas, o guacamolle e etc. A bebida, tequila.
Na parte literária: espanhóis:Miguel de Cervantes e Frederico García Lorca; Chileno: Pablo Neruda; Colombiano: Gabriel García Márquez, são uns dos exemplos.

Muitas das informações que estão nas redes (internet), hoje em sua maior parte, o conteúdo, está disponível em espanhol. Uma quantidade até maior do que os conteúdos que estão em português, aprendendo o idioma (espanhol), você terá até mais opções de acesso.

Dica de aprendizagem:
Uma das melhores maneiras de absorver a pronúncia e os usos do idioma é assistir filmes, acompanhar séries e ouvir músicas em espanhol.

Ficou interessado?
Acesse o curso online gratuito de espanhol, da Aplitech Foundation.

Colunista da Aplitech Foundation

Geane Neves

Pós- graduanda em Comunicação e Produção de Moda. Especialista em Comunicação em Redes Sociais. MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade São Marcos (USM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *