O ambiente online consolidou-se ao longo dos anos como fonte inesgotável de informações, tal como a caixa de Pandora, a internet nos subsidia constantemente com materiais, que se bem utilizados, podem nos alavancar em nossa formação intelectual.

No que tange à educação, o meio virtual veio transformar as formas de obter conhecimento e pode ser um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem. A experiência do Ead por exemplo, ainda incompreendida por muitos, demonstra que além da apropriação das plataformas de ensino, existe uma diversificação dos meios de interação na internet em que a partir de um eixo-temático, o aluno pode ser protagonista na construção de seu conhecimento.

A aula presencial também pode se beneficiar muito do que acontece no online, no sentido de aplicar as tecnologias aos trabalhos escolares do cotidiano, fomentando a multiplicidade de dispositivos de interação, dessa forma os estudantes obtém autonomia, criatividade e integram um cenário fértil à novas ideias. O ponto chave da simbiose educação-tecnologia é a capacidade do indivíduo em “apreender” o seu conhecimento com auxílio de mediadores e de seu próprio autodidatismo.

Explorar os meios digitais torna-se fundamental para a consolidação dos novos cidadãos do século XXI pois todos os cenários estão em plena transformação. As salas de aula, o mercado de trabalho irão demandar que as pessoas se apropriem dos conhecimentos acerca de aplicativos, ferramentas de design e o entendimento sobre os novos processos que se configuram a partir daí. É um novo modelo comunicacional em efervescência.

Colunista da Aplitech Foundation

Aline Santos – Jornalista e atual estudante de Serviço Social, percebe a escrita como ferramenta de transformação. Acredita que a evolução virá através de uma sociedade colaborativa e horizontal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *