O ensino de Educação Tecnológica já faz parte da grade de aulas curriculares e extracurriculares de diversas escolas no país. No entanto, devido ao cenário provocado pela pandemia, no qual escolas suspenderam suas atividades presenciais, essas aulas acabaram ficando em segundo plano, muitas vezes, por falta de recursos e de tempo para o planejamento.

Mas nem tudo está perdido. Existem algumas plataformas on-line e gratuitas que podem ajudar professores amantes de programação e de robótica a darem sequência em suas aulas de forma dinâmica e divertida! Acompanhe, a seguir, sugestões para enriquecer o portfólio de recursos didáticos para aulas de educação tecnológica, mesmo que de forma remota:

Scratch: o queridinho das aulas de educação tecnológica

Quando o assunto é programação, o Scratch é, sem dúvidas, o queridinho entre docentes que ensinam programação . Sua interface intuitiva, em conjunto com as cores vibrantes, tornam a prática de programar muito mais fácil e atrativa. Neste software, é possível criar histórias, jogos e animações. Aos professores iniciantes, uma boa notícia: ao navegar no site,é possível encontrar tutoriais e sugestões de aulas com a utilização do software. Além disso, a plataforma ainda conta com o campo #Scratchemcasa, com sugestões de atividades exclusivas para serem executadas durante o período de quarentena. 

Code.org: personagens de animação queridos que ensinam crianças e adolescentes a programar

O Code.orgé muito mais do que uma ferramenta. É uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo ensinar Ciências da Computação para crianças e jovens em idade escolar, além de incentivar o protagonismo feminino na área. Mantida por empresas de renome, como Amazon, Facebook, Google e Microsoft, a fundação utiliza ferramentas fáceis de programar, e conta com tutoriais em vídeo e programas de cursos que capacitam professores. O que chama a atenção em seu design é a possibilidade de realizar projetos utilizando personagens conhecidos pelo público. O site utiliza a linguagem original em inglês, mas é possível traduzir, assim como os vídeos, que possuem a opção de legenda em português.

Open Roberta Lab: simulação de programação com robôs conhecidos na área da tecnologia

O Open Roberta Lab foi uma descoberta recente e surpreendente, com o diferencial de permitir que o usuário escolha o robô que pretende programar (certamente, quem se identificar com esta ferramenta, já possui um histórico em programação). São diversas opções de robôs utilizados em aulas presenciais de Educação Tecnológica, como, por exemplo: LEGO® EV3 Mindstorms, WeDo, NXT, Micro.bit e Arduíno. Além de escolher o robô, após montar a sequência de programação, é possível executá-la e ver sua simulação no próprio software. Assim como nas plataformas anteriores, o Roberta Lab possui tutoriais que auxiliam a curva de aprendizado de sua utilização. Se preferir, também é possível encontrar aulas prontas no YouTube

Agora que você já expandiu seu repertório e viu que é possível se adaptar e dar continuidade às aulas de Educação Tecnológica, que tal escolher o site que mais se adequa às suas propostas educacionais e explorá-lo? Com tanta coisa interessante para aprender, seus alunos irão se surpreender com a novidade!

Até a próxima! 😉

Colunista da Aplitech Foundation

Juliana Ferrari – Sou uma comunicadora apaixonada por educação, cultura e temas de engajamento social, que acredita no potencial da disseminação de conteúdo relevante e na educação de qualidade à todos para informar, formar, instigar o pensamento crítico e transformar pessoas, e consequentemente, a sociedade em que vivemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *