Durante a minha juventude tive a oportunidade de passar alguns meses fora do Brasil, viajei por alguns países com idiomas e culturas bem diferentes do meu país de origem. Essas experiências me fizeram crescer pessoal e profissionalmente.

Foram nessas viagens que precisei me descobri falando ou tentando falar outra língua, aprender novas formas de viver, de se comportar, de se expressar. E percebi que falar uma nova língua não é simplesmente aprender outro idioma, mas também respeitar culturas, costumes diferentes e se adaptar a tudo isso sem querer impor a sua própria cultura. É também uma forma de se desafiar, de conhecer seus limites, estar aberto a mudanças e, muitas vezes, se reinventar.

A experiência de se comunicar com outras pessoas através de outro idioma é uma forma mágica de expandir seus conhecimentos e de perceber que existem muitas outras maneiras de viver, de conviver diferente do que as que conhecemos quando nos restringimos à nossa realidade.

Além disso, para entender a nossa própria cultura, precisamos olhá-la de fora. Sabe quando as pessoas falam que, quando se tem um problema, para encontrar a solução é melhor se distanciar para perceber o que está em volta? Isso aplica-se também quando enxergamos a cultura de outra perspectiva, quando podemos compará-la a outras.

Então vamos deixar os medos, os receios, as desculpas de lado e nos aventurar no desafio de se encontrar em um novo aprendizado, uma nova forma de se expressar e se comunicar!

Colunista da Aplitech Foundation
Aline Barbaroto
Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *