No campo da literatura a tecnologia veio com muitos impactos positivos e não podemos negar.  Uma dessas inovações, que vem conquistando cada vez mais o público, são os e-readers, ou como conhecemos, “leitores digitais” que não é nada mais que um pequeno aparelho capaz de armazenar centenas e até milhares de títulos na palma da sua mão. Possui com uma tecnologia de tinta eletrônica e papel eletrônico no qual transmite para o leitor a sensação de proximidade ao do livro físico. Várias empresas criaram sua versão de leitor e hoje podemos contar com várias de suas versões, cada um com suas particularidades. Com os e-readers também vieram os ebooks, ou seja, os livros digitais que podem ser lançados junto com uma versão física ou não, facilitando a vida do escritor independente cujo objetivo seria publicar um livro, e facilitando também para o consumidor que não precisa mais esperar pela sua entrega.

Podemos também considerar que esses pequenos aparelhos se mostram bastante eficazes e podem se tornar até mesmo essenciais para os alunos, principalmente para aqueles que precisam comprar vários volumes ao ano ou também para alunos de universidades que normalmente utilizam a versão copiada de um livro cedida pelos professores, afinal a maioria dos leitores digitais trabalham com vários formatos. É importante ressaltar que o investimento é relativamente baixo, comparado ao valor que você poderia comprar a unidade de um livro físico, sem contar que algumas plataformas provedoras desses pequenos aparelhos disponibilizam alguns títulos de forma gratuita. Há também a questão da durabilidade do leitor digital, que segundo alguns usuários podem chegar a durar anos.

Minha experiência com esse aparelho, como aluna e amante da literatura, vem sendo muito animadora. Primeiro porque pude adquirir todos os meus livros preferidos e posso lê-los em qualquer lugar. Além de atualmente gastar menos com os livros digitais comparado ao que eu poderia gastar comprando as versões físicas. Outra questão que preciso ressaltar é a durabilidade da bateria do meu aparelho, que já chegou a durar semanas, porém essa durabilidade é relativa à quantidade do meu uso. Como estudante de idiomas posso afirmar que essa ferramenta me possibilitou o uso dos dicionários enquanto faço leitura de livros em outra língua, assim toda vez que localizo uma palavra desconhecida, posso fazer a tradução imediata. Além de poder grifar e marcar as passagens dos livros que me parecerem necessárias.

As possibilidades do meu leitor digital chegaram a me surpreender, já que amo adquirir, ler e colecionar os livros físicos. Porém não é necessariamente obrigatório adquirir esse aparelho e abandonar as versões físicas, é tudo questão de preferência ou prioridade. A questão neste artigo é apontar uma facilidade e um investimento que se mostra vantajoso para estudantes, assim como eu.  Durante a faculdade tive dificuldades em imprimir ou comprar todos os materiais fornecidos pelos professores, assim como odiava ter que lê-los no celular ou no computador, então teria facilitado muito se eu tivesse caído nas graças dessa ferramenta antes mesmo de terminar o meu curso. Claro que tais apontamentos levantados aqui é apenas minha experiência de como esse aparelho afetou minha vida positivamente como estudante.

Colunista da Aplitech Foundation

Graduada em Letras, me chamo Iara Saba e acredito na democratização da Educação, assim como acredito no poder da transformação da sociedade através da escrita e da leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *