Durante a quarentena muitas pessoas aproveitaram o tempo em casa para fazer cursos e trabalhar em novas habilidades pensando na carreira ou em objetivos pessoais. Foi uma forma de se manterem ativos e investir no futuro enquanto tantos começavam a pensar em se recolocar profissionalmente e tantos outros se preocupavam em manter seus empregos. Para os mais jovens, foi uma forma de fortalecer sua posição em um mercado que se torna mais competitivo.
A oferta de cursos online hoje é extraordinária. É possível encontrar cursos nas mais diversas áreas, com focos diversos e com altíssima qualidade. Os cursos de idioma são ótimos exemplos disso. As escolas tradicionais geralmente oferecem cursos de inglês e espanhol, e outros idiomas costumam ser mais caros e mais difíceis de encontrar. Montar turmas presenciais de idiomas, além de inglês e espanhol, se prova um desafio para as escolas. Por outro lado, os cursos online não possuem o mesmo obstáculo, existem milhares de pessoas conectadas com os mesmos interesses que podem se beneficiar do ambiente virtual. Da mesma forma, encontrar professores para ministrar as aulas deixa de ser um empecilho, uma vez que é possível ter, por exemplo, nativos dando aulas para alunos de todo o mundo.
O aspecto cultural no aprendizado de um idioma também é importante. Afinal de contas o idioma faz parte da identidade cultural de uma nação e fazer uma imersão completa ajuda a desenvolver habilidades linguísticas. Um idioma é composto por mais do que palavras, têm a ver com pronunciação, tom e dialeto e esses aspectos são moldados pela cultura que é fluída e está em constante mudança. Nesse ponto, mais uma vez a internet entra como um recurso precioso, permitindo que o aluno insira parte da cultura local em seu dia-a-dia com músicas, filmes, notícias, podcasts entre tantas outras opções, o que acaba acelerando o progresso do aprendizado. E mais, incentiva o aluno a continuar; a escolha de aprender um novo idioma pode ter motivos puramente profissionais, mas pode também estar ligada com a admiração por outra cultura.
Os cursos digitais possuem outras características que os tornam interessantes. Para começar, eles são mais acessíveis; é possível achar cursos gratuitos com muita qualidade, mas mesmo os que são pagos tem um valor menor do que uma escola tradicional – principalmente porque nessa modalidade se soma material e deslocamento. Aliás, deslocamento deixa de ser um problema; é possível estudar de qualquer lugar e no espaço de tempo que a pessoa tiver. Além disso, as aulas online costumam ser bem interativas; o que ajuda a manter o interesse são vídeos, gamificação de módulos de gramática, elementos interativos para clicar e falar, grupos e fóruns. Isso não quer dizer que o aprendizado em modelo classe de aula fique de fora, esse tipo de estrutura é importante para explicar estruturas gramáticas, mas pode ser mesclado com todos estes outros recursos.
Outro benefício dos cursos de idioma online é que eles permitem estruturar o aprendizado para obter o resultado que o aluno busca, por exemplo, é fácil achar cursos de inglês corporativo. Então é possível buscar cursos que vão de encontro com seus objetivos de carreira. Aprender um segundo ou terceiro idioma pode ser uma vantagem importante para ingressar em uma carreira ou setor, por exemplo, quem pensa em Relações Internacionais e diplomacia pode se interessar em estudar francês, ou ainda, estudar alemão pode ser um grande diferencial em algumas multinacionais. No final, não importa qual é seu objetivo – viagem, trabalho, imigração ou satisfação pessoal – aproveite as ferramentas que estão a sua disposição e embarque agora em uma nova jornada.
Colunista da Aplitech Foundation
Mariana Tabossi – Sou formada em Relações Internacionais com mestrado em Política Economica Internacional pela King’s College e assim como um sábio disse uma vez eu não acredito que sou jovem o suficiente para achar que sei tudo (atribuído a Oscar Wilde), por isso continuo buscando conhecimento como forma de aprimoramento pessoal e profissional.