Desafios da educação em meio a pandemia

Você provavelmente já deve ter enfrentado esses desafios ao longo de sua vida, e desde o inicio de 2020 eles se intensificaram não é?

Em meio a pandemia da COVID-19 que surgiu na china no final de 2019 e se espalhou por todos os continentes ao longo dos meses, o fechamento de escolas e demais instituições tem sido foco de varias discussões sobre uma metodologia de ensino à distancia. Este fato já é uma realidade em países de primeiro mundo onde grande maioria das pessoas têm acesso à internet e computador, porém, quando colocamos em discussão a educação no Brasil podemos notar a grande desigualdade existente.

Durante este período de pandemia, com a política de distanciamento social, aulas presencias foram cancelas e sem previsão de retorno, crianças, jovens e adolescentes deram por perdido o ano letivo, pois o ensino à distancia é inviável para maioria que faz parte da classe média baixa. Há também um outro impedimento para que tais pessoas participem das aulas, uma certa parte que tem acesso à internet e tem celular, porém, reside em locais de difícil acesso onde não pega área.

Mas então como promover o acesso a educação para todos em tempos difíceis?

Talvez a pergunta mais adequada seria: “como promover o acesso a educação para todos em todos os tempos?”, a dificuldade de acesso à tecnologia existe desde sempre, é um problema que estava camuflado e que veio à tona de forma mais visível depois do surgimento da pandemia. O Brasil investe em torno de 4,3% do PIB na educação (dados de 2016), porém, quando vemos esse número dividido por alunos podemos notar uma grande deficiência em comparação à países de primeiro mundo. Desta forma se torna inviável promover a igualdade no ensino, a meritocracia passa a ser um conto de fadas em que o estudante brasileiro de classe média baixa sonha em viver um dia.

Ditas estas coisas, e provavelmente vivenciadas por você leitor, talvez você se pergunte se a educação no Brasil ainda tem jeito, dizer que não é algo que está fora de questão; mas imagine que a educação ou o modelo de ensino Brasileiro é como uma casa construída à muitos anos atrás, esta casa passou por várias reformas ao longo dos anos até que em um determinado período os ajustes não surtiram mais efeito, vários investimentos são realizados mas o material que hoje usam para reformar a casa não é compatível com o de anos atrás que já não é mais produzido. Desta forma, a casa teria que ser avaliada deste a estrutura por profissionais e se necessário ser derrubada e reconstruída, desta vez com os materiais certos, tornando assim válido o investimento direcionado à ela. Sobre o ensino à distancia e esta casa que é a educação no Brasil, afirma-se que: a goteira no teto que é consertada livra um de se molhar, porém, aparece em outro lugar e cai de forma desenfreada sobre a cabeça do outro.

Colunista da Aplitech Foundation

Tielsen Vitória – Estudante de Língua espanhola pela Ufpa, apaixonada por artes, cinema e literatura. Realizo trabalhos voluntários e acredito que a educação é o caminho para as principais mudanças tão almejadas pela sociedade, sonho em impactar de forma positiva o ensino básico e superior no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *