Mas que revolução é essa? É a tecnologia!  Século XXI, época histórica, pandemia a nível mundial, o mundo tomado pela geração Z, nascidos em era digital, impacientes, extremamente tecnológicos, revolucionários. A tecnologia já estava ganhando cada vez mais espaço, entretanto por conta da situação atual, a tecnologia chegou e tomou conta de tudo, na verdade foi inserida sem pedir licença, quem estava na graduação, escola e cursos presenciais, teve que se adaptar ao online, ao vivo e ao gravado, a população 50+ que iam aos bancos, aprenderam na marra a usar o PIX, e até o WhatsApp lançou essa semana uma nova modalidade, agora poderemos fazer pagamentos e receber pela plataforma, que incrível não é mesmo!? Os trabalhadores tiveram que se adaptar as reuniões online e ao home office, os empreendedores as vendas com apenas um clique, e o seu almoço? De maneira segura e rápida chega em sua casa, você escolhe pelo celular e pronto. Há eventos como feiras estudantis e profissionais, que agora são transmitidos ao vivo, em segurança, cada um no seu espaço. A tecnologia ganhou lugares e setores profissionais e pessoais, a nível global. E a população teve que aprender a lidar com tudo isso, principalmente a utilizar com segurança todos os aplicativos. Aprendemos a estudar sozinhos sendo autodidatas, ou fazendo uma reunião por vídeo chamada para partilhar os ensinamentos e aprendizados, em suma maioria nos inovamos, crescemos digitalmente. Em uma breve pesquisa, os negócios online aumentaram cerca de 89%, claro que, a perca de empregos de carteira assinada teve grandes participações nesse aumento, isso porque quem perdeu seu emprego, teve que se virar para pagar as contas, e a tecnologia foi utilizada a favor. Até o momento, vimos a importância do modo digital para podermos continuar sobrevivendo, trabalhando e estudando com segurança. Desde o início da pandemia, surgiram muitos aplicativos, os chamados de facilitadores, desde os aplicativos para as reuniões, aulas e eventos, até os que registram quando o trabalhador deu início a sua jornada de trabalho. Houve alunos que se adaptaram as plataformas de estudos, atingiram notas melhores, passaram em grandes vestibulares e desempenham um trabalho virtual, levando informações de como ser produtivo mesmo estando estudando ao lado da sua cama, tão atrativa. De fato, foco e resiliência marcou esse início tecnológico tão incisivo, tomamos como exemplos os estudantes que achavam ter perdido o esforço e o tempo dedicado, ou até que tudo havia acabado por ali, quando fechamos tudo, e a tecnologia abriu novas portas, ou melhor, janelas digitais. Foram inúmeros aplicativos lançados até o momento, entre eles os mais utilizados:

  • ZOOM: plataforma que permite reuniões, aulas e afins, para todo tipo de situação, em alguns casos há um limite de tempo, para a chamada.
  • Google MEET: plataforma que permite reuniões, aulas e afins.
  • Google Classroom: Plataforma que permite o aluno receber os trabalhos e entregar aos seus professores.
  • Microsoft Teams: plataforma que permite, reuniões, aulas e afins, mas também permite a organização em salas, podendo ser publicados trabalhos, provas, PDFs entre outros.
  • Google Forms: plataforma que permite a criação de questionários, provas, cadastros, muito utilizado por universidades e colégios, de forma avaliativa.
  • Caixa TEM: plataforma que permite a criação automática de uma conta, para recebimento e pagamento de contas e boletos bancários.
  • Todos os aplicativos de saúde: esses foram alterados, hoje podemos fazer consultas com apenas um clique, agendamentos e receber resultados de exames.
  • CanScanner: Aplicativo utilizado para escanear documentos, trabalhos, provas e enviar com segurança ao destinatário final.
  • ENEM: Aplicativo, utilizado para fazer o exame nacional de ensino médio, uma parcela da prova agora é digital, e podemos acompanhar tudo pelo aplicativo. E os treinos agora, a maioria está gravado, ao seu alcance, um clique e pronto, podemos treinar no conforto da nossa casa.

A tecnologia nos possibilitou continuar de maneira segura, e na realidade quem não se adaptou terá que se adaptar, daqui para a frente a tecnologia seguirá em uma constante aclive, seremos uma população digital presente em todos os meios. Perdemos o preconceito com o online e aprendemos na prática a utilizar a tecnologia ao nosso favor, somos agora multifuncionais, posso estar nesse exato momento redigindo esse artigo e controlando várias plataformas com apenas um clique, precisamos acompanhar essa revolução, temos que nos adaptar. E o que podemos fazer para facilitar o aprendizado? Aí vai algumas dicas, participe de treinamentos, faça cursos de curta e média duração, esteja presente em eventos gratuitos, a Aplitech Foundation está cheia de cursos online e gratuitos, com certificados, para facilitar seu aprendizado e trazer vários conhecimentos que só agregaram aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Colunista da Aplitech Foundation

Juliana Lima. Futura engenheira, colunista e escritora por amor. Estudante do último ano de engenharia Mecânica, 25 anos, leitora assídua, atuo atualmente em gestão de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *