Nos dias atuais um dos requisitos mais comuns em vagas de emprego é a fluência no inglês, ou ao menos, um nível intermediário no idioma. Porém, apesar desse quesito ser comumente pedido em ofertas de trabalho, cerca de apenas 1% da população brasileira tem a capacidade de conversar utilizando a língua mencionada.

 Todavia, apesar de haver um número muito pequeno de indivíduos fluentes nesse idioma, no Brasil, o número de alunos em cursos de desenvolvimento dessa habilidade de comunicação é relativamente grande, e considerando também que essa matéria faz parte da grade curricular do ensino fundamental II e do ensino médio. Entretanto, apesar de tantas pessoas estudando esse dialeto, tanto em cursinhos quanto durante a maior parte da vida escolar, por que o número de fluentes no inglês, no nosso país, é tão pequeno?

 Segundo professores e estudantes do assunto, uma das razões mais comuns para essa inaptidão dos brasileiros para aprender essa linguagem está no modo de ensino das escolas e cursos tradicionais, que desde sua criação, não atualizou sua metodologia, ao menos a maior parte das instituições mencionadas.

 Contudo, agora vocês podem estar se questionando:  se as instituições de ensino brasileiro utilizam um método focado na aprendizagem do verbo ”to be” e não no desenvolvimento da capacidade de falar com clareza e ser capaz de se comunicar com nativos ingleses, como posso aprender? Essa resposta pode parecer um pouco complicada, porém, atualmente, no mundo globalizado e conectado pela internet, no qual vivemos as oportunidades para aprender, verdadeiramente, a falar no idioma e passar na entrevista de emprego tão almejada, existem e estão a um clique.

 Existem inúmeros sites, inclusive gratuitos, que têm foco exatamente nesse tópico: a comunicação. Outro fato importante e que deve ser  levado em conta é: trace os seus objetivos ( por que você quer aprender inglês?- como por exemplo, para passar na entrevista de emprego; para ser capaz de assistir filmes e séries sem legenda; conversar com nativos da língua etc – ). Às vezes esse ponto parece sem importância e é algo ao qual não damos muito valor, falo por experiência própria – também sou uma estudante do idioma- porém, manter esse objetivo faz toda diferença, sobretudo para te ajudar a continuar motivado; segundo ponto: descubra qual o seu modelo de aprendizagem (visual, auditivo…) e por fim, procure um curso que se conecte com o seu modo de absorção de conteúdo. Assista a vídeos, pesquise sobre a jornada de outras pessoas que estão estudando o mesmo que você, e o mais importante: se mantenha em contato com o seu desenvolvimento no assunto mencionado. Todo dia tente aprender ao menos uma palavra ou frase nova e siga em frente. Você é capaz de alcançar mais esse objetivo!

Colunista da Aplitech Foundation

Hillary Mourão. Aventureira, apaixonada por plantas e livros… Essa sou eu. Gosto muito de ajudar as pessoas e desenvolver novas habilidades. Amo um bom filme e conhecer novos lugares também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *