É fato que fazer uma graduação, uma pós – graduação, mestrado… É o sonho de grande partes dos jovens brasileiros, sobretudo os que vivem em condições menos favoráveis e veem nos estudos uma possibilidade de ascensão social, por meio de uma faculdade e da realização da esperança de um emprego digno e que lhes propicie uma vida confortável .

 Porém, apesar de existir essa ideia de que conseguir um diploma irá possibilitar uma vida melhor isso é algo em desacordo com a realidade do nosso país. Tal fato pode ser comprovado por pesquisas do site ‘’G1’’ que demonstram que 40% dos indivíduos brasileiros com ensino superior, ocupam cargos que não exigem nenhuma qualificação, isso porque essas pessoas não encontram oportunidades na sua área profissional. Esse fato evidencia uma realidade infeliz para a população do Brasil, pois torna ainda menor uma chance de progresso econômico.

 No cenário atual, inúmeros médicos, advogados, engenheiros e diversos outros profissionais qualificados, estão trabalhando como gari, vendedor de doces no sinal , garçom e outros serviços similares, que são dignos e devem ser respeitados, vale mencionar. Entretanto, são ocupações que, de certa forma, inutilizam todo o tempo e dinheiro dedicado aos estudos  por parte desses trabalhadores.

 Considerando isso tudo, é perceptível que na nossa nação está, gradativamente, mais difícil alcançar um lugar mais elevado na cadeia social, maiormente quando se é negro e favelado, pondo em questão o racismo estrutural da sociedade já mencionada. Porém, não estou dizendo que a educação é algo sem sentido ou que não vale a pena, estou apenas evidenciando que na conjuntura politica atual, o tópico em questão não é muito considerado ou priorizado, todavia os estudos continuam sendo a chave para uma vida melhor, considerando inclusive que se não for discutido e desenvolvido o pensamento crítico e a ideia de que os políticos são funcionários da população (ao menos em tese) e estão ocupando aquelas cadeiras para melhorar a vida dos eleitores, não existirá mais chances de transformar nossa República em um lugar que valorize o esforço e que dê oportunidades para todos os indivíduos ascenderem na carreira profissional que escolherem.

Colunista da Aplitech Foundation

Hillary Mourão. Aventureira, apaixonada por plantas e livros… Essa sou eu. Gosto muito de ajudar as pessoas e desenvolver novas habilidades. Amo um bom filme e conhecer novos lugares também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *