Estamos passando por um momento inimaginável, no Brasil e no mundo. Quando iríamos pensar que as maiores potências mundiais seriam obrigadas a paralisar suas economias, forças produtivas, escolas, por sabe-se lá quanto tempo?

Todos os negócios estão tendo que se reinventar, se adaptar a essa realidade, que mudará de forma definitiva nossos hábitos, trabalho, comportamentos e até mesmo consumo.

A Educação que conhecíamos até outro dia, no formato tradicional na grande maioria das escolas, em que o professor transmitia o conhecimento e os alunos escutavam e anotavam, agora fazem parte do passado recente. E a tecnologia está sendo a principal aliada nessa mudança.

Estamos tendo a oportunidade de aprender e ensinar de uma nova maneira e esse será um caminho sem volta. A partir dessa nova realidade continuamos com o antigo desafio de democratizar a educação. Em um país com dimensões continentais como o Brasil e com desigualdades tão expressivas, há que se ter um olhar cuidadoso sobre como a tecnologia pode ajudar na democartização da educação.

No momento atual, as escolas tiveram que se adaptar em um curtíssimo espaço de tempo, para disponibilizar o conteúdo no formato digital, professores estão tendo que ministrar aulas online, o que traz um grande desafio de manter a atenção dos alunos durante 4 ou 5 horas por dia, diante de uma tela. Escolas estão precisando oferecer apoio pedagógico aos pais e alunos nessa fase de adaptação para todos.

Aqui no Brasil, estávamos caminhando a passos curtíssimos em direção a mudança estrutural da educação.

“O Brasil ainda tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”. Mozart Neves Ramos

Há uma série de ofertas de plataformas, aplicativos, sites que oferecem cursos de línguas, programação, tecnologia, metodologias de mercado, etc de forma gratuita e ao alcance daqueles que já possuem acesso à internet. Essas alternativas são muito preciosas e, de certa forma, pode-se dizer que é um início da disponibilização da educação para um grande volume de estudantes.

Sabemos da desigualdade do nosso País e que o direito a educação ainda não é de todos, mas a tecnologia pode ajudar a aproximar os degraus da desigualdade. É preciso começar!

Photo by Feliphe Schiarolli on Unsplash

Colunista da Aplitech Foundation

Aline Barbaroto – Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração de Empresas. Carreira desenvolvida na Área de Processos e Gestão, com atuação focada em otimização de resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *