Que a tecnologia está cada vez mais presente no meio educacional e tem cada vez mais influência já sabemos, mas além do próprio uso da tecnologia também é possível aplicar seus fundamentos de outras formas, um exemplo é a gamificação. Gamificação é um método que consiste na utilização de conceitos de games (jogos) em contextos de não jogos, a fim de aumentar o interesse e engajamento no assunto em questão pelas pessoas envolvidas.

Que a tecnologia está cada vez mais presente no meio educacional e tem cada vez mais influência já sabemos, mas além do próprio uso da tecnologia também é possível aplicar seus fundamentos de outras formas, um exemplo é a gamificação. Gamificação é um método que consiste na utilização de conceitos de games (jogos) em contextos de não jogos, a fim de aumentar o interesse e engajamento método trabalha principalmente com 3 lógicas: criação de desafios, feedback rápido e recompensa, essas 3 características presentes em jogos podem ser incorporadas em atividades fora desse contexto e estão associadas à competitividade e busca por um objetivo, fatores que ajudam no foco, engajamento e interesse do aluno na atividade, e consequentemente no conteúdo.to no assunto em questão pelas pessoas envolvidas.

O termo gamificação passou a ser usado apenas em 2010, mas apesar de sua noenclatura recentemente, a gamificação não é um conceito novo, já vem sendo aplicada no meio educacional ha algum tempo, métodos como prêmios por atividades efetuadas ou aumento de dificuldade em exercícios praticados em sala são bons exemplos do uso da técnica.

Dados da FGV mostram que a gamificação pode aumentar em até 20% a produtividade dos envolvidos, em sala de aula, o próprio professor, quando trata de assuntos que precisam de estimulo e engajamento dos alunos, pode desenvolver jogos ou atividades que sigam os conceitos de gamificação (desafio, feedback rápido, recompensa) mas também existem plataformas digitais que podem servir como apoio para a inclusão desse tipo de atividade no dia a dia escolar.

A grande vantagem da utilização de métodos de gamificação nos processos educacionais é a sua eficácia em auxiliar o aluno na superação do desinteresse acadêmico, a prática estimula a criatividade, promove o diálogo, auxilia na absorção do conhecimento, produz aulas mais dinâmicas, estimula a interação social ente os alunos e melhora o desempenho.

Fontes:
https://sae.digital/gamificacao-na-educacao/;

https://exame.abril.com.br/negocios/dino_old/gamificacao-e-um-dos-destaques-da-campus- party-brasil-2019/

Colunista da Aplitech Foundation
Bruna Marcondes
Formada em Ciências Sociais pela UFSCar, abrindo seu próprio espaço no jornalismo. Encantada pelo movimento constante da vida e pelo poder da informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *