Atualmente, o mundo vive regido pela globalização geográfica, econômica e social. Não há mais empecilhos que impeçam um indivíduo de ir de um ponto do planeta terra até um outro bem distante – as distâncias – encurtaram-se, metaforicamente. Hoje, vive-se a primazia e o conforto de uma globalização que alcança aproximadamente 7,5 bilhões de pessoas no mundo, de acordo com o site WorldMeters, rodeadas por vastas culturas, com suas singularidades e peculiaridades; e uma dessas peculiaridades é a língua materna de cada nação.
De acordo com o Ethnologue, uma base de dados disponível na Internet e especializada na divulgação de dados relacionados ao idioma de cada país, há no mundo cerca de 7117 idiomas. Outro dado informado pelo banco de dados é de que 40% dessas línguas estão em perigo devido aos poucos falantes nativos e às rápidas mudanças do mundo e que apenas 23 línguas são faladas por mais da metade da população mundial.
Outro fator apontado pelo Ethnologue é que o idioma inglês é o que está mais espalhado pelo mundo entre “não nativos”. Por outro lado, o mandarim é a língua com mais nativos, em virtude, principalmente, da sua grande quantidade populacional. Ainda, de acordo com a base de dados, logo em seguida a mandarim vêm espanhol, inglês e hindi. Já entre os idiomas com mais falantes, logo após o inglês vêm Mandarim, Hindi, espanhol, Francês, Arábico, Bengali, Russo, Português e a língua Indonésia.
Todos esses dados demonstram apenas um fato: aprender outros idiomas é essencial. Na Aplitechfoundation há cursos voltados para que qualquer indivíduo possa adquirir o conhecimento e pratica necessária para se sentir confidente para se aprofundar em outro idioma. O site disponibiliza curso de inglês básico para iniciantes e com certificado, de forma gratuita, bastando apenas que se faça a inscrição e comece a estudar. Então, bora começar?
Colunista da Aplitech Foundation
Mateus Saraiva – Engenheiro civil, especializado em logística empresarial e cursando pós graduação lato sensu em Businnes Inteligence pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais.”Você não precisa ser melhor, o mais rápido, nem o mais esperto, você só precisa dar o melhor de si.”